Órgão Eletrônico Simples

Este é um circuito eletrônico de um órgão transistorizado, que é bem simples e tem um resultado bem interessante. Eu ressalto que ele é feito com transistores, já que a maioria dos circuitos de órgãos eletrônicos disponíveis na internet usam circuitos integrados, principalmente o 555 que é um oscilador e o 4017 que é um contador e decodificador Johnson com uma entrada e dez saídas.

Este órgão eletrônico é muito simples de construir e pode proporcionar horas de diversão especialmente para as crianças. Apesar de sua simplicidade, usando apenas 3 transistores, ele possui a opção de vibrato e dois tipos de sons, clarinete e violino. O único problema, que não é bem um problema, é que o órgão não possui um circuito de amplificador, mas isso é simples de solucionar, aqui no site tem uma infinidade de circuitos de amplificadores de áudio ou você pode conectar o órgão direto a entrada auxiliar de seu aparelho de som.

Órgão Eletrônico
Circuito do Órgão Eletrônico

O funcionamento do órgão eletrônico é bem simples, o circuito é basicamente assim:  Existe um um oscilador acoplado pelo emissor composto pelos transistores de T2 e T3. Uma onda quadrada pode ser vista a partir do coletor do transistor  T3, este sinal dá o tom de um clarinete. Sem o sinal de onda quadrada, ou seja, se pegarmos o som produzido pelos emissores do oscilador composto pelos transistores T2 e T3, o tom tem a característica de um violino.

Placa de Circuito Impresso do Órgão Eletrônico
Placa de Circuito Impresso do Órgão Eletrônico

Um sinal vibrato adicional pode ser introduzido no corcuito (veja a chave S1) a este circuito de maneira simples. A frequência do vibrato é de aproximadamente 6 Hz e a sua amplitude é determinada pela resistência R4. O valor de R4 pode variar entre 100k Ohms e 300K Ohms, experimente com diferentes valores para obter resultados diferentes.

Montagem na Placa de Circuito Impresso do Órgão Eletrônico
Montagem na Placa de Circuito Impresso do Órgão Eletrônico

As teclas do órgão eletrônico podem ser construídas com placas de metal ou mesmo no próprio circuito impresso como vemos acima. Os  trimpots de P1 até P8 ajustam a afinação de cada tom, os tons como um todo podem ser alterados mudando o valor do capacitor C4.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis

Deixe um comentário