03O primeiro satélite construído pelo homem a entrar em orbita foi o russo Sputnik, ele abriu a era de conquista espacial, com ele foram surgindo várias descobertas, principalmente quanto a estudos sobre o espaço, transmissão de RF no espaço e até na meteorologia.
Seguindo os russos, dando início a corrida espacial, os americanos começaram a também lançar satélites, os primeiros foram os satélites da série Vanguard, que eram providos de sistemas eletrônicos mais eficiente do que os satélites Russos, veremos a seguir.
Satélite Vanguard 1
O Vanguard 1 entrou em órbita da terra em 17 de março de 1958 e tinha uma estimativa que sua órbita iria durar por volta de 2000 anos, mas foi descoberto posteriormente depois de estudos da órbita terrestre que ele teria uma expectativa de vida de apenas cerca de 240 anos.
Atualmente é o mais antigo satélite que ainda permanece orbitando a Terra, infelizmente não está mais transmitindo sinais.
Especificações do Satélite Vanguard 1
O satélite Vanguard 1 consiste de uma esfera de alumínio de 1.47 kg com 152 mm de diâmetro. Em seu interior o satélite contém um transmissor na freqüência de 108 MHz com uma potência de 10 mW alimentado por uma bateria de mercúrio.
Outro transmissor na freqüência de 108,03 MHz com uma potência de 5 mW era alimentado por seis painéis solares montados no corpo do satélite. Alias, o Vanguard 1 foi o primeiro satélite a ser alimentado por energia solar.
O sistema de transmissão possui seis antenas de rádio espalhadas pelo corpo do satélite. Entre as informações enviadas pelo satélite, em seu interior tem dois termistores que mediam a temperatura interna do satélite para verificar a isolação térmica.
A função principal do satélite era o envio de dados de acompanhamento de seu funcionamento e comportamento na órbita da Terra.
O transmissor alimentado por bateria interna enviou sinais de rastreamento por vinte dias. Já o transmissor alimentado pelas células solar operou por mais de seis anos. Após a missão científica que terminou em 1964, o Vanguard 1 tornou-se lixo espacial.
O circuito acima foi publicado por Don Stoner na edição de maio de 1959 da revista CQ. Ele é o circuito do transmissor de bacon do satélite Vanguard 1 com saída de 10 mW.
Os americanos já iniciaram a sua corrida espacial com circuitos em estado sólido, os transistores usados no satélite Vanguard eram fabricados pela Western Electric, o GA-53233 e o GF-45011, ambos são transistores de germânio (imagens acima).