Oscilador Sintonizável de Baixa Frequência Usando um Amplificador Operacional

Um título um tanto longo, Oscilador Sintonizável de Baixa Frequência Usando um Amplificador Operacional, mas este é mais um circuito da Revista Nova eletrônica, desta vez de um artigo retirado da revista Electronics International, sob o nome de “comparador se transforma em um oscilador sintonizável.”

Neste artigo vamos ver como uma configuração de comparador de tensão dada a um amplificador operacional pode se tornar um oscilador de frequência variável com um ciclo fixo de 50%.

Oscilador Sintonizável de Baixa Frequência Usando um Amplificador Operacional

O circuito de Oscilador variável descrito aqui é capaz de oscilar entre 700Hz e 2.7KHz com uma boa precisão, estabilidade, variação de frequência lenta e suave.

Oscilador Sintonizável

O funcionamento é simples, ao ser ligado a tensão no capacitor C1 é nula e o nível de saída é alto, através de R5 e R6,  C1 carrega atingindo o limiar superior V+.

Ao chegar neste ponto a saída passa a ter um nível baixo e C1 inicia lentamente sua descarga através de R6 até atingir seu limiar inferior V-. Quando a saída chega  ao nível inferior se repete o processo, indefinidamente.

O ajuste da frequência é feita pelo resistor R3 que pode ser um potenciômetro ou mesmo trimpot.

Fonte Nova Eletronica – Fevereiro de 1984

Salvar

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis

Deixe um comentário