Já vimos aqui o que a tinta condutiva pode fazer pela eletrônica, um exemplo é o artigo Como fazer Circuito Impresso Flexível em casa usando Tinta Condutiva. Mas existem infinidades de utilidades para a tinta condutiva, uma delas é a reparação de trilhas, flat cable, conectores, desembaçador de vidro de veículos, teclados, etc. As tintas nacionais já chegaram ao patamar das importadas, principalmente as feitas de prata pura.
Tinta Condutiva
Atualmente eu uso a fabricada pela Mil Novidades que tem como matéria prima uma prata com menor granulação, com isso tem baixa resistência e tem boa aderência em qualquer superfície. Já fiz vários testes é outras tintas não tiveram o mesmo comportamento quanto a medições eletrônicas.
Já a caneta condutiva, ( como vemos nesse artigo sobre Caneta com tinta condutiva e nesse, Brincando com Caneta Condutiva ) não existe fabricante no mercado brasileiro, infelizmente. As existentes são importadas, e se é de procedência Chinesa, pode esquecer, a qualidade é a resistência elétrica a torna inútil para o uso na eletrônica.
Placa de circuito impresso de Papel
As placas de circuito impresso de Papel, ou seja, feitas de papel ou papelão não é uma idéia nova, eu mesmo já fiz muitos circuitos em papelão que funcionaram muito bem. Vamos dizer que era uma protoboard de pobre!
Fazer placas de circuitos de forma alternativa, sem utilizar os materiais tradicionais como fenorite ou fibra é uma forma de ativar mais a criatividade e desenvolvimento do projeto.Um exemplo desses circuitos no papel é o Paperduino, um arduino com base em papel e papelão, criada por Guilherme Martins. O Paperduino é um método de montar o Arduino sem usar PCI, apenas seguindo as marcações de um desenho guia, que é o desenho abaixo.
Você só precisa baixar, imprimir e colá-las em qualquer tipo de superfície de apoio, eu geralmente uso o papelão, que é fácil de furar e encontro em qualquer lugar.
Essa é uma saída para quem não dispõe de um laboratório para fazer circuito impresso ou quer fazer um circuito permanente sem usar protoboard.
Os Paperduinos atuais
Será que eu devo chamar de circuito impresso ou circuito imprimido? Não importa, o paperduino 2.0 já chegou, e de forma grandiosa. No site Instructables foi publicado um tutorial para fazer sua própria placa do Arduino Pro Mini usando uma plotter é caneta rollerball com tinta altamente condutora.
Não confunda, não foi usado uma impressora com tinta condutiva, foi usado uma plotter Silhouette SD com uma caneta condutiva adaptada, o papel usado foi papel de 8.5×11 papel fotográfico brilhante e para colar os componentes foi usado a Superglue (gel da Loctite). O layout da placa foi feito em Eagle e está disponibilizadopara download abaixo.