Uma ponta de prova de RF é uma ponta de teste que permite que o multímetro ou qualquer outro instrumento de medição meça a oscilação de rádio frequência (RF), em um circuito eletrônico que pode ser um transmissor ou receptor. Sem um equipamento especial, como essa ponta, é muito difícil medir o RF, uma das dificuldade surge quando a energia de RF a ser medida está em uma frequência muito alta para o equipamento de teste disponível, tais como um osciloscópio (baixa frequência). Nesse caso, o RF tem de ser convertido para um sinal de corrente contínua (DC) e é justamente isso que a ponta de RF faz.
Este é um circuito bem simples de uma ponta de prova de RF para multímetro, em um artigo anterior já vimos uma ponta de RF bem interessante, porem diferente desta apresentada aqui. A antiga precisava de uma carga fantasma, já esta não precisa, pois trabalha com baixas potências de radiofrequência. É muito comum fazer adaptações nas pontas de multímetros para diversas aplicações, uma que já vimos no site é a ponta de multímetro para alta tensão, ideal para quem gosta de trabalhos com emoção, o que não é o meu caso.
Ponta de RF para Multímetro e Osciloscópio
O projeto da ponta de RF é simples, não precisa de componentes especiais e também não existe grandes dificuldade em sua construção, que a torna ideal para iniciantes. O criador dessa ponta foi o radioamador KA8MAV, dai surgiu o nome da ponta. Acima o circuito eletrônico da ponta de prova.Lista de componentes para a ponta de RF
1 Diodo de Germânio OA79, 1N34 ou equivalente
1 Capacitor de 0.01uF
1 Resistor de 4M7 x 1/4 Watts
O uso da ponta de RF é simples, GND e PROBE vão no circuito a ser medido e DVM+ e DVM- são conectados ao + ou – da entrada do multímetro ou ao osciloscópio. Tenha cuidado para não exceder a potência suportável nos equipamentos de medição, isso pode ocasionar a queima da entrada do osciloscópio ou multimetro.
O circuito da ponta de RF é tão simples e pequeno que pode ser montado em um conector P2 desses usados em fones de ouvido. Também existe a opção de montar a ponta com componentes SMD, o circuito ficaria ainda menor.
[Fonte]