Muitas vezes quando estamos começando na eletrônica fazemos muitas confusões, uma delas é confundir Microprocessador com Microcontrolador. Aqui neste artigo vou tentar tirar qualquer dúvida. Se você quiser conhecer eles antes, pode ver os artigos aqui Microprocessador e Microcontrolador.
O que é um Microcontrolador?
Um microcontrolador é praticamente um computador em um chip, no chip do microcontrolador contem todos os itens como processador, memória ROM, memória RAM, periféricos de entrada / saída, Conversor Analógio/Digital, etc. O microcontrolador pode ser programado para diversas funções, mas faz apenas aquilo que está em seu programa, para executar outras funções ele tem que ser reprogramado.
Abaixo Exemplos de Microcontroladores:
- PIC que são da família de microcontroladores fabricados pela Microchip
- Atmel AVR que são da família de microcontroladores fabricados pela Atmel
- Intel MCS – que são da família de microcontroladores fabricados pela Intel
Os microcontroladores geralmente são embarcados, ou seja, ele é dedicado ao dispositivo ou sistema que ele controla. Ele fica no interior de outro dispositivo eletrônico para que possam controlar suas funções, como nos alarmes, eletrodomésticos, veículos, etc.
Os microcontroladores são muito utilizados atualmente, pois a capacidade que os microcontroladores apresentam de gerenciar e otimizar as funções de dispositivos é consideravelmente alta. Sua grande vantagem é ter um baixo custo , ter componentes como memórias e conversores internamente e sua programação é fácil.
O que é um Microprocessador?
O microprocessador, também chamado de processador, é basicamente um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão. Ele é um cérebro eletrônico em um chip, usado nos computadores, celulares, tablets e todos os equipamentos eletrônicos que baseiam-se nele para executar suas funções.
O microprocessador Intel 8080 foi um dos primeiros e talvez o mais conhecido microprocessador de 8 bits já fabricado. Clock era de 2 MHz, para a época algo fora do comum. Podemos dizer que esse microprocessador foi o antepassado neandertal dos microprocessadores x86, Pentium 4.
O microprocessador não trabalha sozinho e nem pode ser programado, ele apenas executa as funções que outros componentes externos lhe enviam. Isso quer dizer que para o microprocessador trabalhar ele necessita de outros componentes externos como memória de leitura e escrita para armazenamento de dados, memória somente de leitura para armazenamento de programas, dispositivo ou memória para armazenamento permanente de dados, dispositivos periféricos, conversores, interfaces, etc.
O Arduíno é um Microprocessador e Microcontrolador?
Com as informações acima podemos ver que a placa do Arduíno tem um microcontrolador, pois dentro dele já existe as memórias e conversores. Mas muitas vezes o espaço de memoria interno de um microcontrolador é pequeno, então é adicionado uma expansão, através de um circuito integrado de memória ou um cartão micro SD. Isso não quer dizer que ele não é mais um microcontrolador, ele apenas recebeu um melhoramento de uma função.
Qual a diferença entre Microprocessador e Microcontrolador mesmo?
Ambos realizam algumas operações que são, buscar as instruções da memória e executar estas instruções (operações aritméticas ou lógicas) e o resultado dessas execuções são usados para servir a dispositivos de saída. As instruções eletrônicas representados por um grupo de bits são sempre obtido a partir de sua área de armazenamento, que chamamos de memória.
Então recapitulando, o microprocessador é um circuito integrado responsável pelo processamento de dados, como uma unidade lógica e aritmética, com diversos registradores especiais, mas precisa receber ordens externas e ter outros componentes externos para funcionar.
Já o microcontrolador é um microprocessador, memória RAM, memória ROM, temporizadores, contadores, porta serial, conversores e portas de I/O em um só circuito integrado, ou seja, um microcomputador-de-um-só-chip.
É fácil e não dá para confundir, espero ter ajudado!