Um relé fotocélula ou relé fotoelétrico, é um interruptor de luz automático que liga ao anoitecer e desliga ao amanhecer, a função é ligar dispositivos quando não houver luz natural, dispositivos estes que podem ser uma lâmpada, alarme, etc.
Geralmente o relé fotocélula comercial é alimentado diretamente da rede elétrica domiciliar, sem a necessidade de fonte ou qualquer outro componente.
O circuito do relé fotoelétrico é super simples, dai o seu baixo custo e facil construção, só que existe um inconveniente, ele é rustico e não permite ajustes eletrônicos do ponto ideal para acionar ou desligar o relé. Que, alias, não é um relé, mas sim um SCR ou TRIAC.
Relé Fotoelétrico
Há muitas soluções projetadas para ligar automaticamente as luzes quando fica escuro. Muitas vezes, eles exigem uma fonte de alimentação DC e um relé eletromecânico, mas se você fizer um circuito que pode ser diretamente conectado à alimentação AC, o número de componentes necessários pode ser reduzido a um mínimo e é isso que mostra o projeto apresentado abaixo.O principal componente do relé fotocélula é o LDR, um fotoresistor, resistor sensível a luz, um resistor que varia sua resistência de acordo com a intensidade de luz que ele recebe, ele tem uma resistência de cerca de 200 ohms no escuro, e com à luz do dia alguns milhares de Ohms.
O capacitor C1 é um divisor de tensão para alimentar o fotoresistor e o gate do Triac.
A tensão cai em ambientes iluminados pois a resistência do LDR diminui, mas ao anoitecer, a resistência do fotoresistor é aumentada, resultando num aumento da corrente na porta do Triac, conduzindo e acendendo a lâmpada.
Cada fabricante e cada projeto tem componentes com valores diferentes, mas são todos facilmente disponíveis, podendo-se até usar componentes de sucatas eletrônicas.
Lista de componentes do Relé fotoelétrico
C1 – Capacitor 0.1 uF x 250 Volts Poliéster
R2 -Resistor 10 K Ohms x 1/4 Watt
TRIAC – 200 Volts x 5 Amperes – L2004F61, NTE56049, ou equivalente.
LDR – Ver Texto abaixo.
LAMP – Lâmpada de 127 Volts x 150 Watts
O LDR pode ser qualquer um cuja a resistência seja as descritas acima, o capacitor C1 deve ter uma tensão minima de 250 Volts e a corrente de carga máxima permitida é de 4 Amperes e o pico de tensão de 200 Volts.
Para usar este relé fotoelétrico em uma rede com uma tensão de 220 Volts você terá que substituir o capacitor C1 por um de 0,05 uF e uma tensão de trabalho de 400 Volts, o Triac tem que ser substituído, por outro com uma tensão compatível.
Além disso considere colocar um resistor 10 a 30 Ohms em série com o fotoresistor. Não esqueça de colocar um dissipador de calor no Triac e uma proteção opaca para o LDR.