O raios X também são emissões eletromagnéticas, só que semelhante à luz visível e possuem um comprimentos de onda na frequência entre 30 PHz a 30 EHz. Ou seja o raio X fica na frequência entre o raio ultravioleta e o raio gama.
O físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen foi quem descobriu o raio X em 8 de novembro de 1895, quando Röentgen estudava o fenômeno da luminescência produzida por raios catódicos em uma válvula de Crookes.
O Raio X
Röentgen construiu um equipamento, que era uma válvula de Crookes dentro de uma caixa com um filme negro, próximo à caixa ele colocou um pedaço de papel fotográfico.
Ele percebeu que quando aligava a válvula de Crookes, esta emitiam uma radiação que marcava a chapa fotográfica.
Röentgen resolveu colocar objetos entre a válvula e o papel fotográfico, ele observou o alto poder de penetração de seu invento, vários materiais opacos à luz diminuíam, mas não eliminavam a luz até ao papel fotográfico.
Durante seus experimentos, ele pediu para sua esposa colocar a mão dentro da caixa, entre a válvula e o papel fotográfico, como resultado foi impresso no papel fotográfico toda a parte óssea da mão de sua esposa (imagem abaixo) .
Mas nem tudo é alegria, a exposição ao raio X é muito perigosa, podendo causar desde queimaduras até câncer, isso dependendo da potencia e tempo de exposição.
Sensor de Raio X e Raio Gama
No site Noah.org encontrei uma experiencia muito legal sobre raio X e raio Gama, que é um sensor detector de Raio X de baixo custo, baseado em um simples detector de luz, ou até mesmo um led.
No artigo é descrito como construir um sensor simples para fontes de raios X e raios Gama. O sensor é um fotodetector modificado. Este detetor de raio X também pode ser construído em torno de um fotodiodo, fototransistor, ou fotodarlington.
Este projeto precisa de um amplificador para permitir que as medições sejam feitas com o sensor. Um simples circuito integrado amplificador operacional usado como comparador de tensão é o suficiente para captar as alterações do sensor.
O circuito pode ser adaptado, acima está um circuito que usa led, você pode encontrar no artigo Como usar o LED como Detector de Luz, parte 2.
O mais crítico nesta adaptação é o Sulfeto de zinco (ZnS), é um pó de cor branca a amarelada, que pode ser encontrado a um valor bem acessível. Ele é bastante seguro e facil de manusear.
A construção do sensor de raio X e raio Gama é simples, mergulhe o fotodiodo em cola transparente, depois mergulhe o fotodiodo no Sulfeto de zinco para criar uma camada fina. Depois de seco a cola com o Sulfeto de zinco você deve bloquear a luz, para isso use fita isolante preta e embrulhe o fotodiodo.
O funcionamento do sensor também é simples, o Sulfeto de zinco vai brilhar quando atingido por radiação gama ou X. O fotodiodo vai detectar essa luz, só leve em conta que o Sulfeto de zinco vai brilhar muito tempo depois de parar de receber a radiação.
[Fonte]