O Brasil passa por uma grande crise na área de saúde pública, principalmente quanto a proliferação de mosquitos transmissores de doenças. A culpa de chegarmos a este ponto é parte da população e parte do governo, mas isso não importa, nem um nem outro tem interesse em resolver o problema, então vamos tentar solucionar ao menos o problema a nossa volta.
Uma solução ecológica que não envolve produtos quimicos são os repelentes naturais e eletrônicos. Apesar de ter muita controvérsia sobre o seu funcionamento e eficacia, ele é muito utilizado, e na maioria das vezes tem plena aprovação dos usuários.
Simples Repelente de Insetos
Simples Repelente de Insetos
Este circuito produz um som de freqüência alta , chegando ao ultra-som, ele tem como base um multivibrador estável onde a freqüência é feita pelos capacitores C1 e C2, que podem ser de cerâmica disco ou plate, e pelos resistores R2 e R3 e o potenciômetro P1.
P1 faz o ajuste da freqüência de operação e serve para calibrar o som ideal para afugentar determinados tipos de insetos. O transdutor ( auto falante ) é do tipo piezelétrico e a fonte de alimentação vem de uma bateria de 9 Volts.
O consumo de corrente é de apenas aproximadamente 7 mA, ele garante uma boa autonomia para está fonte. Já os resistores são todos de 1/8 ou ¼ W com 5% ou mais de tolerância.
[Fonte]