Muitos iniciantes desistem de brincar com RF devido a dificuldade de construção de bobinas e problemas com auto oscilações que são comuns em muitos circuitos eletrônicos de radiofrequência. Eu sempre indico aos iniciantes a construção de um pequeno transmissor de FM, eu mesmo disponibilizei um circuito bem simples e com um tutorial explicativo no artigo Micro Transmissor de FM Espião e Micro Transmissor de FM Spy Bug em SMD.
O RF é realmente uma área bem crítica, mas por outro lado, ela é a mais gratificante, principalmente quando vemos uma de nossas criações darem o ar da graça e soltar suas ondas pelo ar. Sempre digo que aprendemos mais com os erros e errar faz parte da eletrônica, eu mesmo até hoje estouro capacitores e vejo transistores soltarem tufos de fumaça, a diferença é que hoje me divirto com esses erros.
Simples Transmissor de AM
Aqui vou publicar um circuito eletrônico bem simples de RF, tão simples que não usa uma única bobina. Este é um pequeno transmissor de tom em amplitude modulada (AM) para a banda de Ondas médias (AM) que utiliza um circuito integrado inversor hex 4049 e um cristal. O circuito é bem simples, mas eficiente, já que consegue transmitir sem problemas.O funcionamento deste transmissor de AM é simples, o oscilador de RF neste circuito transmissor usa um inversor (7-6), cuja a frequência é determinada pelo cristal de 1 MHz, como vemos no esquema. Mais dois inversores (9-10/11-12) amplificam o sinal do oscilador de 1Mhz.
Já os dois inversores (3-2/5-4) produzem um tom de áudio, que é modulada com o sinal de RF pelo último inversor (14-15). Você pode usar um pedaço de fio como antena, o sinal, um zumbido, deve ser capitado facilmente até poucos metros do transmissor em 1000 kHz em qualquer rádio AM.
Com esse circuito é possível trabalhar com a frequência fundamental e suas harmônicas em todos os múltiplos por um número inteiro de 1 MHz (ou seja, 2 MHz, 3 MHz, …, 10 MHz). Esse circuito também pode ser usado como frequência padrão para verificar a calibração do mostrador de um rádio de ondas curtas.