Teremim Ótico usando 555

O Theremin ou Teremim é um instrumento musical, bem diferente,  pouco convencional e desconhecido para muitas pessoas. Ele foi criado em 1919 pelo russo Lev Sergeivitch Termen e é considerado o primeiro instrumento musical totalmente eletrônico.  Quem gosta de rock progressivo e new-age conhece esse instrumento, mas quem mais usou o teremim em suas músicas foi o francês Jean Michael Jarre, como podemos ver no vídeo abaixo o teremim em pleno funcionamento.

O  Teremim pode usar em seu circuito eletrônico a capacitância, radiofrequência ou mesmo a luz como captador, existem diversos circuitos disponíveis na internet, mas aqui vamos mostrar o mais simples, ele é  baseado no circuito integrado 555 e um LDR como captador. Em breve estarei publicando um que é baseado em arduino e trabalha com uma antena, igual ao do vídeo.

O Teremim

O teremim é construído usando como base um circuito integrado 555, ele foi aperfeiçoado por Chris Prine  do site fatal tourist. Ele é ótico, isso quer dizer que não possui antena, e o tom do som é controlado pela quantidade de luz captada pelo LDR.

Teremim Ótico usando 555
Teremim Ótico

Uma dica para os músicos de plantão que querem montar esse circuito deste Teremim é que a queda de oitava é conseguida colocando outro capacitor de 0,1  em paralelo como podemos ver no esquema acima. Cada vez que você adiciona um capacitor em paralelo você soltar a afinação em uma oitava.

A alimentação é de 9 Volts DC e os capacitores eletrolíticos devem ser de no minimo 25 Volts. O circuito é bem simples e pode ser modificado para se obter o som e tom desejado.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis

Deixe um comentário