Home » Ferramentas » 60 Hz TTL via Rede Elétrica CA

60 Hz TTL via Rede Elétrica CA

Aqui um circuito eletrônico bem útil para quem precisa de um clock seguro e barato, sem precisar projetar um oscilador a cristal. Este circuito não é nenhuma novidade, para os velhinhos como eu, iram lembrar dos rádios relógios, pois é, eles marcavam a hora baseado na rede elétrica CA.

O circuito integrado LM8560 é um CI especialmente dimensionado para o uso em rádio relógios.

esquema radio relogio

O LM8560 como podemos ver acima em um esquema de um rádio relógio tipico, não é provido de um “clock” (oscilador) , pois ele usa a oscilação da rede elétrica CA para fazer a contagem do tempo, podemos ver nos pinos 25 e 26 que são usadas justamente para isso.

Pino 26 para escolher entre 60 ou 50 Hz, já o pino 25 é a entrada CA, a linha vermelha é a linha de entrada. Veja o Datasheet do LM8560 [aqui].

60 Hz TTL via Rede Elétrica CA

Abaixo o nosso circuito, um sistema de 60 Hz TTL via rede elétrica domiciliar CA, ele é baseado em um circuito integrado 4001.

60 Hz TTL via Rede Elétrica CA

O circuito transforma a oscilação 60 Hz (ou 50Hz)  da saída 6 Volts de um transformador (sem retificação) ligado a rede elétrica em um sinal 60 Hz TTL.

Abaixo a pinagem do circuito integrado 4001.

CIRCUITO INTEGRADO 4001
Pinagem do Circuito Integrado 4001

O circuito pode ser bem útil, principalmente de acrescentar circuitos divisores ou duplicadores de frequência. R1 a R2 são resistores de 10 K Ohm por 1/8 de Watts

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]