Home » Circuitos » Circuito de Carregador de Bateria Solar

Circuito de Carregador de Bateria Solar

Posso dizer que mais de 20% dos pedidos são referentes a energia alternativa e seus circuitos eletrônicos. Mas a maioria dos usuários pedem circuitos simples, pequenos e baratos. Para tristeza geral quase todos os circuitos são complexos e alguns até microcontrolados.

Mas nem tudo está perdido, resolvi publicar um  carregador de bateria solar mais simples e acessível, que usa componentes comuns e disponíveis em qualquer bancada.

Controlador e carregador de Bateria Solar

Este carregador de bateria usando placas de energia solar é bem simples, como resultado ele tem algumas desvantagens em relação a outros controles de energia solar comercial. Mas em contrapartida ele oferece outras inúmeras vantagens pelo fato de sua simplicidade.

Ele pode carregar baterias de chumbo-ácido e tem uma tensão de saída ajustável, facilitando o seu uso em baterias de 6 Volts a 12 Volts, sendo que em situações de baixa ou nenhuma luminosidade existe um bloqueio de tensão evitando o retorno para a placa de energia solar, assim não descarregando a bateria.

Controlador e carregador de Bateria Solar

Uma das limitações deste circuito é sua corrente, ela deve ser limitado a no máximo 1.5A, mas com algumas modificações ela pode ser aumentada facilmente sem comprometer o projeto.

Lista de componentes do Controlador e carregador de Bateria Solar

R1 Resistor 220 Ohm x 1/4 Watt
R2 Resistor 680 Ohm x 1/4 Watt
R2 Trimpot 2 K Ohm
C1 Capacitor 0.1 x 50 Volts poliéster ou disco
C2 Capacitor 100uF x 50 Volts eletrolítico
D1 Diodo Schottky (100Volts x 5 Amperes ou mais)
LM317 –

Não esqueça de garantir um bom dissipador de calor para o LM317. Também é bom lembrar que este circuito tem uma queda de tensão de 2 a 3 Volts entre sua entrada /saída.

Quanto ao diodo, o ideal é qualquer diodo Schottky  de corrente de 5 A ou superior, mas diodos retificadores podem serem usado, leve em conta que diodos podem mudar para mais ou para menos a queda de tensão do circuito.

Para alimentar uma bateria de 12 Volts é necessário um painel solar com uma tensão mínima de 18 Volts. Para obter o máximo de carga em uma bateria de 12 Volts, defina o controle de saída para 14.6 Volts.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]