Home » Ferramentas » Adesivo de Pinagem para Microcontrolador – ATmega – AVR – PIC – Arduino

Adesivo de Pinagem para Microcontrolador – ATmega – AVR – PIC – Arduino

Muitas vezes depois de usar a placa Arduino, queremos trazer o microcontrolador direto para a protoboard, para fazer testes ou mesmo melhorar o projeto.  Mas nesse momento é que a coisa complica, ver os pinos, as saídas, pinagens corretas, alimentação, clock, etc..

Mesmo tendo uma colinha  na mão com a pinagem do microcontrolador, não é certeza que não dê um branco e um ou outro pino seja colocado errado. Esses erros podem comprometer tempo precioso até achar o erro e até mesmo queimar o microcontrolador.

Eu mesmo faço meus Arduinos, compro os  ATmega32 e gravo o bootloader, no começo eu fazia a gravação do Arduino para a  bootloader, isso era um saco, mesmo tendo poucos pinos para ligar, eu sempre errava alguma coisa, já que muitos  pinos para contar e mais de 40 anos de idade não estavam combinando. Mas depois comprei outra placa de Arduino e faço a gravação do  bootloader de Arduino para Arduino.

Os Adesivos de Pinagem para Microcontroladores

Adesivo para microcontrolador
Adesivo para microcontrolador. Via: diy4fun.blogspot.com

Ficar contando os pinos de um circuito integrado, principalmente se é um DIP40, é algo hipnotizante, o preto do circuito integrado contrasta com o branco da protoboard e pronto, lá vai uma cagada nas conexões.

Uma saída é um adesivos autocolante com a função de cada perna do microcontrolador.  Lá fora já existe a muito tempo  cartelas com auto adesivos como este da Adafruit. Mas aqui na Terra Braziles a coisa é outra e não se encontra esses adesivos.

Adesivo de Pinagem para AVR  – ATmega & Arduino

Você pode fazer seu próprio adesivo, ou mesmo imprimir em papel comum e colar com a boa e velha cola Tenaz (cola escolar) nas costas de seu microcontrolador e fazer seu adesivo caseiro.

As versões abaixo para download são para os microcontroladores ATtiny26, ATtiny2313, ATmega8, ATmega48 , ATmega88, ATmega168, ATmega328, ATmega16 e ATmega32. (Arduino Uno- ATmega328)

Adesivo de pinagem Atmega328.png
Adesivo de pinagem do Atmega 328

Para fazer suas etiquetas para pinagem de microcontroladores é só baixar arquivo PDF abaixo e imprimir em forma de tamanho A4.

Baixe aqui as etiquetas para microcontroladores

Adesivo de Pinagem para AVR – PIC

 

Adesivos para microcontroladores PIC AVR
Adesivos para microcontroladores PIC AVR

Já este download abaixo é de outro site, o elektroda.eu, em um primeiro PDF tem o ATMEGA  8/16/32/48/88/168/328 /644 – SunDuino – Arduino –  Pinguino – PIC18F2550

Baixe aqui

Neste PDF  tem o ATMEGA 16/324 /324P /644 /644P – SunDuino – Arduino-  Pinguino PIC18F4550

Baixe aqui

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]