Home » Circuitos » Amplificador de Antena Ativa para Radios de Ondas Curtas

Amplificador de Antena Ativa para Radios de Ondas Curtas

Este circuito é de um amplificador de antena para rádios de ondas curtas, chamado de booster ou Antena Ativa, o circuito é muito interessante, pois ele é instalado junto a antena e a alimentação vem através do cabo coaxial 50 ohms que acoplado a fonte por um indutor. O seu projeto proporciona um ganho extra, pois não existe a perda de sinal no cabo, já que o amplificador está ligado diretamente a antena.

A configuração do coletor a terra é utilizada para proporcionar uma impedância de entrada relativamente elevada (a antena long wire é de alta impedância) e tem de ser reduzida para 50 Ω (a impedância de entrada do receptor) em sua saída.

Antena Ativa para Ondas Curtas

Amplificador de Antena Ativa para Radios de Ondas Curtas

 

Os dois diodos em paralelos na entrada de antena são para evitar danos ao circuito caso sofra alguma descarga estática ou um sinal extremamente forte. Como uma antena ativa, o circuito recebe a sua tensão de alimentação (neste caso, 9V) através do cabo coaxial. O consumo de corrente será da ordem de 20 mA e o cabo coaxial deve ser ligada à terra no lado do receptor.

O comprimento do fio da antena vai depender das condições locais e do que você espera ser capaz de receber. Para a maior parte dos serviços de transmissão de ondas curtas e de escuta de rádio amador, um fio de cerca de 3m já é suficiente, mas tenha em mente que a antena long wire é propensa a receber muita interferência elétrica.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]