Home » Circuitos » Amplificador de Áudio Usando LM317

Amplificador de Áudio Usando LM317

Você provavelmente sabe que o circuito integrado LM317 é usado como um regulador de tensão ajustável, mas por um milagre da eletrônica ele pode também ser usado como um amplificador de áudio e com uma potência máxima de áudio 1 Watt. Realmente existe mais mistérios na eletrônica que entre o céu e a terra.(eu)

Mas esse LM317 também pode virar um Transmissor de RF como vimos, ele realmente é um circuito integrado multiuso. Mas vamos ao que interessa, o nosso amplificador, mas essa função de amplificação não é só privilegio do LM317, aqui mesmo em um artigo anterior tem um Circuito Amplificador de Áudio usando NE555, ou seja um PWM AMP.

Amplificador de Áudio Usando IC LM317

Depois de montado o circuito acima, ajuste o potenciômetro de 5 K Ohms até que a tensão sobre R2 seja a metade da tensão de alimentação (em torno de 4,5 V) no 10Ω (ou pino 2 LM317 ,  Vout). Não se esqueça de adicionar um bom dissipador de calor no LM317. Verifique as polaridades e pinos dos componentes antes de testar.

Tenha em mente que o LM317 é um regulador de tensão, ele não é um amplificador, não espere um áudio limpo, com certeza vai haver muita distorção, pouca amplificação e alto consumo de corrente.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]