Home » Circuitos » Amplificador de RF VHF e UHF usando MAR-6

Amplificador de RF VHF e UHF usando MAR-6

Eu sou um fã dos MAR´s fabricado pela Mini Circuits, o MAR nada mais é que um amplificador monolítico de RF com impedância de 50 Ohms, chamado de MMIC (Monolithic Microwave Integrated Circuit) fabricado pela Mini-circuits , é um circuito integrado que tem baixo custo, alta eficiência e sua frequência máxima é de 2 GHz.

Existem vários MAR´s, MAR 1, MAR 2.. até o MAR 8, o que muda em cada versão é o ganho e a frequência de trabalho. Eu uso muito o MAR 6 que tem uma frequência de trabalho máximo de 2 Ghz e um ganho em 100Mhz de 20dB, em 500Mhz é de 18dB, 1Ghz é de 16dB, em 2Ghz é de 11dB e com uma média de ganho na banda de 9dB.

 


Neste artigo vamos mostrar um circuito amplificador de RF de banda larga,  projetado utilizando o circuito integrado 6 MAR fabricado pela Mini Circuits.

O MAR-6 é um circuito amplificador de larga largura de banda ( VHF a UHF ) e irá proporcionar um ganho estável de pelo menos 9dB até 2 GHz, ideal para um amplificador de banda larga. Ou seja que pode ser usada em qualquer frequência até o seu limite.

Esse circuito integrado monolítico MAR6 recebe alimentação através do pino de saída de sinal, isso o torna muito adequado para uso como um amplificador remoto, onde a tensão é enviada via cabo.

Ele requer mais de 3,5 V DC para funcionar e seu consumo é cerca de 16mA. Veja o Amplificador de Antena Ativa para Rádios de Ondas Curtas

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]