Home » Componentes » Capacitor Despolarizado de Alta Capacitância

Capacitor Despolarizado de Alta Capacitância

Quando estamos usando capacitores eletrolíticos em nossos projetos, devemos estar cientes que esses componentes tem polaridade e se cometemos um erro, invertendo o capacitor, com certeza os resultados vão ser desastrosos. Muitas vezes desenvolvemos circuitos que exigem um capacitor de alto valor, nem sempre é possível obter, mas se precisar de um capacitor de alto valor e ainda sem polarização (despolarizado) ai sim é um milagre eletrônico que pode sair caro. Mas para todo problema existe uma solução, que neste caso é simples e eficiente.

Este circuito apresentado aqui é muito interessante, é uma forma fácil e barata de conseguir um capacitor de alta capacitância que não tenha polaridade ou seja um capacitor eletrolítico despolarizado. O circuito  nada mais é que dois capacitores eletrolíticos em série inversa, acompanhados de dois diodos retificadores também em série colocados em paralelo com os capacitores eletrolíticos.

Capacitor Eletrolítico Despolarizado de Alta Valor

Capacitor despolarizado de alta capacitancia

No circuito acima a capacitância resultante é equivalente a associação do capacitores, ou seja, se C1 e C2 tem o valor de 22uF a capacitância do circuito do capacitor despolarizado será de 22uF. Você também poderá fazer esse circuito sem os diodos, mas neste caso teremos como resultado uma capacitância resultante que será metade dos capacitores associados C1 e C2.  Neste caso se C1 e C2 tem o valor de 22uF a capacitância do circuito do capacitor despolarizado será de 11uF.

Este circuito de capacitor de capacitância elevada despolarizado tem centenas de aplicações, a mais comum é em sistemas de sonorização como na ligação de auto-falantes tweeters e mid-ranges, em divisores de frequências, etc. No circuito, qualquer diodo retificador poderá ser usado, desde que respeite a tensão do circuito, a linha 1n400x é a mais indicada.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]