Home » Circuitos » Carregador Portátil para Telefone Celular Usando apenas uma Pilha Pequena

Carregador Portátil para Telefone Celular Usando apenas uma Pilha Pequena

Hoje em dia com o crescimento no número de aparelhos de telefonia celular a quantidade de acessórios para estes aparelhos também tem aumentado, e um deles que está se tornando imprescindível é o carregador portátil.

O que é um Carregador Portátil de Bateria? O carregador portátil é um dispositivo capaz de carregar um telefone celular ou qualquer outro pequeno dispositivo usando uma carga armazenada dentro dele. Ou seja, um carregador portátil é uma bateria pequena acoplada a um circuito carregador de bateria.

Carregador Portátil para Telefone Celular Usando  apenas  uma Pilha

O circuito apresentado neste artigo é um carregador portátil de telefone celular, ele é um circuito que deve ser usado em caso de emergência, isso quer dizer que ele deve ser usado quando não existe nenhuma outra possibilidade de carregar a bateria do celular.

Carregador de Telefone Celular Usando  apenas 1.5Vdc

Os carregadores de telefone celular tem que ter uma tensão acima de 4 Volts (5 Volts é a tensão ideal) e uma corrente máxima de 500mA.

Este circuito carregador de bateria de celular  irá aumentar a tensão de uma pilha ou bateria AAA ou AA de 1,5 Volts para 5Volts CC  para alcançar a exigência de carga do telefone celular.

O circuito do carregador portátil é simples, ele é composta por um oscilador, um retificador e regulador de tensão.

O oscilador é uma espécie de ladrão de joule, composto por um transistor, um resistor e o transformador, este circuito tem a função de aumentar a tensão da pilha.

Para retificar a tensão que vem do oscilador é usado um diodo retificador 1N4001 e o regulador de tensão e sua estabilização é composta por um diodo zener de 5,1 Volts e um capacitor eletrolítico.

O transformador é feito sobre um beat ferrite destes usados em lâmpadas fluorecentes compactas.   O enrolamento de realimentação do transformador F que é composto de 5 voltas de fio de cobre esmaltado de 30 AWG e o  enrolamento P é composto por 6 voltas de fio de cobre esmaltado 24 AWG.

O diodo zener é de 5.1V, mas pode ser substituído por um circuito integrado regulador de tensão 7805 e o capacitor eletrolítico é de 2200uF por 25 Volts. Estes dois componentes regulam a tensão de saída para assegurar o carregamento adequado de um telefone celular.

Você pode usar pilhas e baterias com tensões de 1 Volt a 2.4 Volts, isso inclui qualquer baterias recarregáveis de niquel-cadmio, nimh – níquel hidreto metálico, etc.

Os enrolamentos do transformador não são críticos, você pode  fazer experiencias usando númeroS diferenteS de voltas. Esse é um carregador portátil para telefone celular que deve ser usado apenas a título de experiencia e aprendizado.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]