Home » Circuitos » Carregador Flutuador para Baterias NiMH – Níquel-hidreto metálico

Carregador Flutuador para Baterias NiMH – Níquel-hidreto metálico

Embora não seja um componente novo, o LM317 é ainda um regulador de alta performance e é uma maravilha quando se trata de regulador de tensão. A sua tensão de saída é essencialmente imune a variações na carga, a tensão de alimentação e da temperatura, isto torna-o ideal como um elemento central de um carregador flutuador para as células NiMH, ou seja, de Níquel-hidreto metálico.

Carregador Flutuador para Baterias NiMH
Carregador Flutuador para Baterias NiMH – via

Flutuar o carregamento tem a vantagem de manter as células totalmente carregadas e prontas para uso e sem os danos potenciais ao longo prazo, o que não ocorre com o carregamento normal. Isso funciona porque as células de NiMH não têm os problemas de memória associados as de NiCads.

O circuito é baseado num regulador convencional LM317. Os resistores R2 , R3 e trimpot VR1 definem a tensão máxima de saída de entre 1.3V e 1.4V por célula. VR1 deve ser ajustada para um valor de 1.35V por célula na saída do regulador. O resistor R2 foi fixado em 240R. A fórmula para a tensão de saída é: Vout = 1,25 * (1 + (R3 + VR1) / R2) (ver tabela abaixo).

Carregador Flutuador

Diodo D1 protege o circuito contra inversão de polaridade da fonte de alimentação protegendo o LM317. RCL resistor e do transístor Q1 limitam a corrente máxima, em caso de um curto-circuito ou a ligação de uma bateria descarregada severamente.

LED2 dá uma indicação da tensão de entrada para o carregador, o LED1 indica a mesma função para a saída do carregador e também fornece uma carga mínima para o regulador quando a bateria está quase totalmente carregada. Isto é necessário para manter a saída do regulador sem danificar as baterias.

Carregador Flutuador para Baterias Ni-MH

tabela Carregador Flutuador para Baterias NiMH
Tabela dos componentes do Carregador Flutuador para Baterias NiMH

O circuito utiliza uma fonte externa DC e é adequado para quatro células NiMH nominais 2.5Ah. A tabela acima apresenta valores de alternativas para as pilhas em série 1-10 em correntes de carga de pico de entre 200 mA para 600 mA. Se você estiver usando o plug-pack, o LM317T vai precisar de um dissipador de calor.

Caso queira um carregador bem simples, tem o Circuito Carregador de Bateria NIMH.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]