Home » Ferramentas » Chave de Teste de Fase de Energia

Chave de Teste de Fase de Energia

Uma ferramenta muito útil, principalmente para os eletricistas é a chave indicadora de Fase ou Chave de teste de fase de energia, esta chave de teste tem a função de identificar o polo positivo, a fase, por eliminação a fase negativa, fio terra ou fio neutro.

A chave de teste de fase de energia geralmente, isso depende do circuito, mas em grande maioria pode  detectar tensões de 90 Volts a 500 Volts.

O seu funcionamento é diferente de outros instrumentos de medição que têm ponta de prova  positiva e negativa, para usar  a chave de teste tem que ser segura mantendo um dos dedos encostado na parte metálica traseira e depois  encostar a ponta da chave no fio a ser verificado.

Chave de Teste de Fase de Energia

O funcionamento é simples, se a chave acender significa que o fio testado é uma fase (positiva), mas se a chave não acender, pode significar que o fio testado é o neutro ou está isolado. O local onde a ponta da chave irá encostar no fio deve estar desencapado e limpo.

chave indicadora de fase
chave indicadora de fase

Cuidado, a fase da rede elétrica viva pode causar choque elétrico e até morte. Então ao montar este circuito isole muito bem. Lembre-se, na rede elétrica 220 Volts não há neutro, somente duas fases vivas.

O uso é simples, principalmente para quem trabalha com instalações elétricas, nestes casos é importante  identificar fios neutros e fases.

Chave de Teste de Fase de Energia
Chave de Teste de Fase de Energia

Dentro da chave de teste de fase de energia existe apenas dois componentes, um resistor de 1 M Ohm e uma lâmpada neon. O resistor é um limitador de corrente que pode ser de 470 K Ohm até 1 M Ohm e o neon é o NE1, bem facil de encontrar.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]