Home » Circuitos » Circuito Carregador de Bateria Automática Usando Relé

Circuito Carregador de Bateria Automática Usando Relé

Existem circuitos que a primeira vista é algo bem bizarro, mas se fizer uma analise bem detalhada do esquema vamos perceber que o circuito pode até ser funcional.

Um destes circuitos bizarros é o circuito que vou mostrar aqui neste artigo, ele é o circuito carregador de bateria automática usando relé, um grande nome para um circuito simples.

Circuito Carregador de Bateria Automática Usando Relé

Circuito Carregador de Bateria Automática Usando Relé

Sim, este circuito funciona, segundo o idealizador do projeto ” a idéia  ocorreu durante a tentativa de criar um circuito carregador de bateria o mais fácil possível, para um cliente”, e realmente ele criou!

O funcionamento é extremamente simples, a tensão do relé é alterada através de diodos para a tensão de carga limite do carregador.

Ou seja, partindo de um relé comum de 12 Volts que tem a tensão de disparo inicial  de 9 volts, cada relé tem uma tensão diferente, então verifique com uma fonte variável para essa tensão

A tensão de disparo inicial do relé deve ser aumentada para 14 volts, que é a tensão de limiar de carga da  bateria de 12 volts.

Para fazer essa mudança de tensão de disparo inicial iremos usar diodos, por exemplo, cada diodo retificador comum tipo da linha 1N400x tem uma queda de tensão de cerca de 500 mVolts (pode variar de diodo para diodo) .

Agora basta fazer o cálculo, no caso acima,  14 Volts – 9 Volts  = 5 Volts, para saber o numero de diodos basta dividir  5 Volts / 0,5 mVolts = 10, ou seja você deverá usar 10 diodos em série para conseguir este aumento na tensão de disparo inicial do relé.

É claro que não podemos dizer que este é um carregador de bateria completo, mas pode se tornar parte de um sistema, ou  em caso de emergência pode ser usado sem problemas.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]