Home » Circuitos » Circuito Carregador de Telefone Celular movido a Energia Solar

Circuito Carregador de Telefone Celular movido a Energia Solar

Aqui está um circuito eletrônico bem simples para quem quer desenvolver um projeto fácil de construir de um sistema de carregador de telefone celular movido a energia solar. Este circuito é simples e eficiente e contem poucos componentes.

Um carregador solar permite que as pessoas carreguem telefones celulares sem ter que viajar dezenas de quilômetros para encontrar uma tomada elétrica.

O carregador tem como componente principal o circuito integrado REG113-5  ( Low Dropout Regulator ) um regulador de tensão DMOS de 400mA fabricado pela Texas Instruments Incorporated. Ele é de uma família de reguladores lineares de baixo ruído com encapsulamento SOT23-5.

Circuito Carregador de Telefone Celular movido a Energia Solar

Este regulador é um componente eficaz  e tem uma perda muito baixa para um regulador de tensão, só  250mV, muito baixo mesmo se comparado ao LM317 ou LM7805 que tem perda entre 2 Volts a 3Volts.

 

Circuito Carregador de Telefone Celular movido a Energia Solar

O circuito do carregador é simples, vemos o esquema acima, ele regula a tensão a partir de um painel solar pequeno de 6 Volts para 5 Volts estabilizados.

A tensão estabilizada  pode ser usada para alimentar qualquer telefone celular ou dispositivo que tenha sistema de carregamento de bateria via USB. O circuito utiliza um regulador de tensão Reg113-5, e pode suportar até 400mA de corrente de carga.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]