Home » Automoção » Circuito de Chave seletora de Tensão Automática

Circuito de Chave seletora de Tensão Automática

Mesmo nos dias de hoje exitem muitos aparelhos elétricos e eletrônicos com chaves manuais de seleção de tensão CA. Isso é um inconveniente, principalmente para que tem que transportar uma máquina ou equipamento para diversos locais com diversas tensões.

Com um sistema bivolt acaba com esse problema, mas se isso não é possível, colocamos um circuito que transforma nosso qualquer equipamento com chave seletora de tensão manual em um equipamento com seleção de tensão automática.

Uma solução para este problema é a construção de um circuito capaz de detectar uma tensão de 220 Volts e acionar um relé para a mudança de tensão automaticamente, o relé vai substituir a chave original 110/220 Volts e fazer a comutação do primário do transformador.

Chave seletora de tensão automática

 

 Chave automatica Bivolt
Chave automática Bivolt

O circuito é simples, D1, R1, R2, R4, RL1 e TC1 formam o circuito divisor de tensão que faz o acionamento do relé. O trimpot R4 é ajustado para acionar o relé toda vez que a tensão da rede elétrica ultrapassar os 127 Volts para os 220Volts.

Componentes da Chave seletora de tensão automática

R1 Resistor 10 MOhms x 1/8 Watt
R2 Resistor 470 Ohms x 1/8 Watt
R3 Resistor 1KOhms x 10 Watts
R4 Trimpot 100KOhms
D1  Diodo retificador 1N4007
D2 Diodo Zener 12 Volts x 1/2 Watt
TC1 SCR TIC106D
RL1 Rele 12Volts

O circuito R3 e D1 é uma fonte sem transformador para alimentar o rele que é de 12 Volts, não esqueça de escolher um rele de acordo com a corrente do equipamento que vai ser instalado no circuito.

Faça diversos testes e só coloque o sistema para funcionar com a carga depois de ter certeza que a seleção de tensão está funcionando corretamente.

Fonte: Revista Eléctron 56

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]