Home » Circuitos » Circuito de Fusível Eletrônico

Circuito de Fusível Eletrônico

O fusível é um componente muito útil, ele é a proteção de um circuito, quando o consumo excede os limites do fusível ele simplesmente se ” auto suicida ” , para salvar o restante dos componentes de um circuito. Mas é claro que existem fusíveis “eternos”, que ressuscitam depois de morrer, este é o caso dos disjuntores de sua casa.

Imagine sua fonte de bancada com uma proteção extra, um fusível eletrônico que desarmaria toda vez que uma corrente maior que a predeterminada passar pelo fusível, e para rearmar basta acionar uma chave tipo campainha.

Sim isso é possível, estamos falando de um fusível eletrônico, como este Circuito de Fusível Eletrônico para pequenos projetos, que é um tanto complexo, mas aqui neste artigo vou mostrar um circuito bem mais simples, mas bastante eficiente.

Fusível Eletrônico

Este fusível eletrônico DC, como falei nunca precisa ser substituído, ele pode ser reativado com apenas um único toque no botão S1 start/reset como vemos na imagem abaixo.

Uma vez que S1 é pressionada, uma corrente passa no gate do tiristor, ele conduz  direto para a base do transistor, armando o circuito.

Mesmo após a liberação do botão S1, a corrente continuará a fluir, desde que o valor da corrente não seja abaixo de um certo nível controlado por R1 que realimenta Q1.

Fusível Eletrônico
Fusível Eletrônico

Se a queda de tensão em R1 excede a tensão da base-emissor de Q1, o transistor para de conduzir. O valor da resistência R1 deve ser pelo menos de 0,2 Ohm.

Lista de componentes do Fusível Eletrônico

R1 Resistor – min 0,2 Ohm
R2 Resistor = Tensão de entrada x 1 K Ohm
Q1 Transistor 2N3055 ou equivalente
SCR1 SCR TIC106  ou equivalente
S1 Chave tipo campainha
Quando o transistor Q1 parar de conduzir o resultado é o de desligar todo o circuito. E o fusível  pode ser reativadO pressionando o botão S1 start/reset.

O valor da resistência R2 é dependente da tensão de alimentação, multiplique a tensão de alimentação com 1 K para obter o valor de R2.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]