Home » Circuitos » Circuito de Micro Inversor de Tensão DC-AC 12v x 110v

Circuito de Micro Inversor de Tensão DC-AC 12v x 110v

Como as fontes chaveadas já dominaram o mercado, as fontes de alimentação tradicionais com transformadores estão indo para a sucata, então a solução é utilizar esses transformadores em outros circuitos, a solução que proponho neste artigo é a construção de um inversor de tensão CC/CA de 12 Volts para 110 Volts.

Para a maioria dos aparelhos de pequeno porte esse circuito inversores vai funcionar satisfatoriamente. Além da reciclagem do transformador de força, todos os outros componentes podem ser reciclados, como os transistores, led, capacitores, resistores e bornes.

 

Circuito de Micro Inversor de Tensão DC-AC 12v x 110v
Pequeno Inversor de Tensão

Este circuito apresentado aqui é um micro inversor de tensão DC-AC, fácil de construir e que a partir de uma bateria de 12 Volts pode gerar uma tensão de 110 ou 220 Volts em corrente alternada, com uma frequência de 50Hz a 60Hz. O circuito é bem simples e nem é necessário uma placa de circuito impresso como podemos ver na imagem acima.

O funcionamento do inversor de tensão é simples, o circuito é composto de dois transistores osciladores que geram os pulsos de onda quadrada, no circuito original ele são transistores 2N6121, mas pode ser o famoso transistor 2N3055, ou qualquer outro transistor NPN de média ou alta potência.

Segundo o idealizador do circuito,  o transformador que no caso é de 10+10 Volts e sua saída de 220 Volts ou 110 Volts. Esse circuito é de 50Hz, mas pode ser alterado, mudando o valor de RC (?) R1/R2, isso faria com que o circuito oscilasse em 60Hz.

Circuito de Micro Inversor de Tensão DC-AC 12v x 110v

Este circuito tem a sua corrente dependente do transistor e do Transformador usado, então garanta que o transistor suporte a corrente de trabalho do transformador e se a corrente for acima de 500 mA use um bom dissipador de calor.

Para mudar a tensão gerada, 110 ou 220 Volts, basta mudar os fios da saída do transformador.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]