Home » Circuitos » Circuito de Pedal de Distorção para Guitarra

Circuito de Pedal de Distorção para Guitarra

Aqui neste artigo vamos publicar um circuito bem útil para os músicos de plantão, ou para quem gosta de música. O circuito é de um pedal de distorção para guitarra ou violão que é bem simples e de fácil construção.

A distorção também chamada de Overdrive é o  efeito utilizado na música amplificada, que originalmente foi derivada do som de um amplificador a válvulas saturado. Como hoje quase tudo é em estado sólido, temos que conseguir essa distorção através de circuitos eletrônicos.

Circuito de Distorção Overdrive

O circuito de distorção deve ser ligado entre o instrumento musical e o amplificador, ele deve ser construído em uma caixa como um pedal, que liga e desliga a distorção através da chave S1 com os pés, assim a mão vão ficar livres para tocar o instrumento.

Circuito de Pedal de Distorção para Guitarra
Circuito de Pedal de Distorção para Guitarra ou violão
Apesar da simplicidade deste circuito, ele tem um ganho elevado. Na entrada, temos um controle de sensibilidade feito através do potenciômetro P1, de onde o sinal é aplicado ao gate de um transistor de efeito de campo.

O uso de um transistor FET na entrada, permite que o circuito opere com diversos tipos de captadores de violões e guitarras.

Todos os resistores são de 1/8 de Watt e os capacitores são cerâmicos, exceto os capacitores C2 e C3 que são capacitores eletrolíticos com tensão de no mínimo de 16 Volts.

Os cabos de entrada e de saída devem ser blindados e curtos para evitar interferências. A alimentação é feita com uma tensão de 9 Volts através de uma bateria ou de fonte com boa filtragem e filtro de ruídos.

Fonte: Saber Eletrônica Fora de Série – 20 – Autor Fabio Cezar – São Paulo-SP

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]