Home » Ferramentas » Circuito de Ponta Detectora de RF

Circuito de Ponta Detectora de RF

A ponta ou sonda detectora de RF, é um instrumento de medição simples que é muito útil para se ter na bancada de qualquer hobbysta ou técnico eletrônico. Com a  ponta detectora de radiofrequência se é capaz de detectar falhas em osciladores e outras etapas de RF.

Deve-se tomar cuidado com a entrada do detector, pois caso um nível mais alto de RF for introduzido na entrada da ponta, o diodo poderá queimar e até danificar o VU.

Circuito de Ponta Detectora de RF

Circuito de sonda Detectora de RF

Leve em conta que a sonda detectora de RF é um circuito de teste, que converte um sinal de alta frequência para uma tensão DC/CC.

Deste modo, se torna muito fácil medir as tensões de RF, quer para o teste de ajuste de transmissores, receptores, moduladores, FI, ou outras etapas de RF. O circuito da sonda de RF descrita aqui é adequado para sinais nas frequências de 100 kHz a 1000 MHz.

diodo 1n60

Embora o díodo utilizado aqui pode, em princípio, chegar a 3 GHz, a impedância de ligação à terra vai influenciar negativamente na medição de tais frequências que são muito elevadas. Além disso, lembre-se de usar esta sonda apenas em potência de RF baixo como já falei.

Lista de Componentes da Ponta Detectora de RF

1 diodo 1SS99 ou equivalente
1 capacitor 100pF de cerâmica
1 capacitor 10nF cerâmica
1 resistor 47K Ohm x 1/8 Watt
1 VU-meter – galvanômetro 100mV

Para efetuar a medição basta conectar o terra da ponta detectora ao terra do circuito e com a ponta da sonda tocar os pontos a serem medidos para verificar se existe, e qual o nível de RF.  A ponta é muito útil para quem gosta de construir transmissores de rádio FM.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]