Home » Circuitos » Circuito de Vox de Áudio – Detector de nível de Som

Circuito de Vox de Áudio – Detector de nível de Som

Quem é radioamador sabe muito bem o que é um VOX, mas para quem não é um, ou não conhece, vou tentar explicar de uma maneira simples.

VOX é a sigla de Voice Operated Switch, em bom português, Chave operada por voz,  podemos dizer que VOX é um sensor  que ao detectar um certo nível de áudio ( já pré determinado pelo operador ) proveniente do microfone de um transmissor de RF, transceptor ou HT, ele começa a transmitir automaticamente.

Ou seja o VOX faz com que o transmissor comece a transmitir automaticamente quando o operador comece a falar. Este tipo de circuito também é usado em gravadores de som e outros dispositivos de áudio.

Circuito de Vox

O Vox no caso de transceptores (radio transmissores) precisam de um circuito chamado de anti VOX, ou seja, um circuito junto ao VOX que suprima o áudio de recepção para que ele não influencie, fazendo com que o radio transmita com o som do receptor.

O circuito de VOX apresentado aqui é para fins educativos ou para uso em equipamentos simples, ele não tem o circuito de anti VOX, mas pode ser usado em transmissores desde que seja operado com um fone de ouvido.

Circuito de Vox

Podemos dizer que ele é um detector de nível de som além de VOX, pois ele  é um interruptor controlado por voz, usado frequentemente para microfones substituindo o botão clássico de comutação.

O limite de atuação é definida através do potenciômetro de volume do amplificador de entrada do circuito VOX. O VOX tem o seu limiar de comutação é 600 mV (em R2) e a tensão máxima de entrada não deve ser superior a 40 Vpp.

A grande vantagem deste circuito é que ao contrário de push-to-talk  (PTT ou botão de transmissão) , o VOX é automático, o usuário pode manter suas mãos livres enquanto fala. Mas o VOX também tem algumas desvantagens, como o acionamento por ruídos fortes.

Aperfeiçoando o circuito de VOX você pode utilizar uma “trava” de acionamento do relé de  1 a 3 segundos, para permanecer acionado durante as pausas da fala que são comuns. Para isso pode-se usar um capacitor eletrolítico.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]