Home » Ferramentas » Circuito detector de RF para Frequências Altas

Circuito detector de RF para Frequências Altas

Muitas vezes precisamos ver onde é o ponto ideal para a colocação de uma antena, de um transmissor ou qualquer outro dispositivo de frequência alta, onde o seu sinal pode chegar e de onde ele parte. Para isso podemos usar um circuito detector,  também chamado de sniffer, que está sintonizado na frequência de operação do sistema desejado. Esse detector  descrito nesse artigo é bem simples de operar e de fazer, usa apenas dois diodos e dois transistores e meia duzia de componentes passivos, sua frequência de detecção está em torno de 2.2Ghz e sua sensibilidade é consideravelmente boa.

Diferente do Circuito Detector de Microondas apresentado em um artigo anterior, já este detector tem uma banda bem larga de operação.

Detector WIFI

O seu funcionamento é simples, os transistores Q1 e Q2  são BFS17 estão sendo usados com  amplificadores de  RF. O LED1 pode ser substituído por um VU para se ter uma precisão maior na verificação do sinal. O circuito  tem uma frequência sintonizada bem ampla, com isso irá captar sinais de RF  de microondas, telefones celulares, WIFI, etc. Acredito que o transistor BFS17  pode ser substituído pelo BRF92 ou BFG591, que são mais fáceis de encontrar por aqui.

Detector de RF de Frequências altas

 O  circuito deve ser montado em uma caixa de metal para minimizar os efeitos  capacitivos da mão e outras interferências externas, só a antena deve estar para fora da caixa.Para testar o detector, à medida que você se aproximar de uma fonte de sinal, o LED 1  vai ficando mais brilhante. Pela simplicidade do circuito, com certeza ele vai captar sinais indesejados, principalmente as harmônicas de transmissores potentes, mas mesmo assim é um equipamento confiável.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]