Home » Circuitos » Circuito Detector de Fluxo de Ar

Circuito Detector de Fluxo de Ar

Circuito Detector de Fluxo de Ar

 

Este circuito é bem simples e usa uma lâmpada incandescente para detectar o fluxo de ar. A lâmpada com o filamento exposto ao ar livre, isto é, sem a parte de vidro, recebe uma fonte de corrente constante que é usado para aquecer ligeiramente o filamento. Quando é aquecido, a resistência aumenta, quando o ar passa pelo filamento ele o esfria, diminuindo assim a sua resistência. Um circuito comparador feito com um amplificador operacional é utilizado para detectar esta diferença, assim um LED é aceso toda vez que o ar resfriar o filamento.

 

R3 que é um trimpot, deve ser ajustado conforme as necessidades do usuário. Por ele ter uma saída digital, com apenas algumas modificações, como exemplo tirar o LED e acrescentar um transistor comutando a tensão de 5 Volts ( TTL ), ele pode ser usado como sensor em um microcontrolador ou mesmo em uma plataforma Arduino. Esse Circuito Detector de Fluxo de Ar pode ser usado para detectar se um determinado ambiente está sendo ventilado, se existe passagem de ar em um duto, etc.

 

Sensor de Fluxo de Ar caseiro

Para construir o sensor devemos remover o vidro da lâmpada, uma dica para remover sem quebrar o filamento é enrolar a lâmpada, a parte de vidro com uma fita adesiva bem aderente, tipo durex, depois, lentamente bata levemente até que quebre o vidro,  e retire a fita.

 

Lista de componentes

R1 Resistor 470 Ohm 1/4W
R2 Resistor 100 Ohm 1/4W
R3 trimpot 100K Ohm
R4 Resistor 10K Ohm 1/4W
R5 Resistor 1k Ohm 1/4W
C1 Capacitor Eletrolítico 220f x 25Volts
L1 LED Vermelho
U1 IC Regulador de Tensão 78L05
U2 IC Amplificador operacional 741
LS1 Sensor (lâmpada 6 Volts – ver texto)

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]