Home » Circuitos » Circuito para ligar Led em Tensão DC / AC de 4 a 30 Volt

Circuito para ligar Led em Tensão DC / AC de 4 a 30 Volt

Que você acha de usar um led direto na saída de sua fonte variável, independentemente da tensão de saída? É muito difícil encontrar uma solução simples para esse problema. Talvez um zener resolveria, ou uma  forma de regular a tensão e corrente sem muitos componentes para não encarecer, já que para acender um simples Led não deveríamos dispor de tanto esforço.

Como ligar um LED em uma tensão de 4 a 30 Volts sem resistor e em DC  ou AC

Agora se eu te mostrar um circuito simples, com 3 componentes incluindo o Led  que além de poder ser ligado em tensões de 4 a  30 Volts ainda dispensa o uso de um resistor limitador de corrente? Não é milagre, isso é eletrônica, basta aproveitarmos certos comportamentos de alguns componentes e assim criarmos circuitos milagrosos, ou seja, circuitos com funções especiais. circuito led DC AC universal Acima o circuito milagroso, tão simples quanto eficiente, ele usa um FET BF256C como limitador de corrente, e a tensão de funcionamento pode variar entre 4 Volts e 30 Volts, mesmo com essa variação de quase 30 Volts na tenção de alimentação do circuito, a  corrente para o Led (diodo emissor de luz) é constante, em torno de 15mA.

Lista de Componentes

T1 = BF256C D1 = 1N4148 LED = Led qualquer cor Se você achou que terminou as vantagens deste circuito eletrônico, errou, o circuito também pode ser alimentado por corrente alternada (AC), o diodo emissor de luz ficará mais fraco um pouco, mas nada que atrapalhe. Realmente este circuito merece nossa atenção pelas características eletrônicas e funcionamento. As utilidades deste circuito são muitas, como monitoramento de placas solares, geradores, saída de fontes, etc.. Ele é ideal para projetos onde a tensão tenha grande variações de tensões. [Fonte]

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]