Home » Circuitos » Circuito para Lâmpada de Led tipo Tubular

Circuito para Lâmpada de Led tipo Tubular

Cada vez mais as lâmpadas LEDs estão tomando conta da iluminação, para quem tem sistemas de lâmpadas fluorescentes tubulares é possível substituir por lâmpadas de Led tubular, das mesmas dimensões das originais, a única mudança é no circuito elétrico do soquete.

Na adaptação é retirado o reator e substituído pela ligação direta na rede elétrica. Como você pode verificar,existem muitos LEDs dentro de uma lâmpada tubular de LED, os modelos comerciais geralmente tem um circuito de drive de Leds. LÂMPADA TUBULAR LED

Circuito para Lâmpada de Led tipo Tubular

A maneira mais econômica de ligar LEDs utilizando como fonte de alimentação a rede elétrica domiciliar é conectar muitos LEDs em série e, em seguida, usar algum circuito limitador de corrente para definir a corrente máxima dos LEDs.

Uma lâmpada tubular de LED pode conter um ou mais destes conjuntos de LEDs conectados em série. O circuito parece bastante simples, e é, a desvantagem deste tipo de projeto é a perda de potência pelo resistor de limitação de corrente e o fato de que a saída de luz oscila na frequência de 100 Hz.

Outro fator negativo deste circuito é quanto a variações de tensão da rede, caso a rede domiciliar em que ela esteja ligada variar, a intensidade dos leds também vão variar, mas esses são problemas normais para este tipo de circuito de iluminação de LED mais simples.

Circuito para Lâmpada de Led tipo Tubular O esquema deste nosso circuito de iluminação led usam basicamente dois componentes,  um capacitor e um resistor , a missão destes componentes é a limitação de corrente dos 30 LEDs em série.

Usando o capacitor juntamente com o resistor talvez seja um pouco melhor (perdas mais baixas) do que usar apenas um resistor.

A solução ideal para a iluminação de LEDs  usando a rede elétrica de corrente alternada seria uma fonte de alimentação de corrente constante adequada para a quantidade de LEds, mas no nosso caso, que é apenas para aprendermos mais sobre eletrônica o nosso circuito é viável.

Um driver de leds poderia ser, por exemplo, construído com um retificador, capacitor de filtragem seguido por uma fonte de corrente constante de baixa perda (fonte de alimentação de modo comutada ao modo de corrente constante), tipo chaveada, mas isso tornaria nosso projeto complexo, o que não é nossa intenção.

Uma atenção especial deve ser tomada com led em curto-circuito, então qualquer led apagado deve ser detectado e trocado para não danificar o circuito e queimar outros leds, antes que causem problemas mais graves.

O circuito acima não possui qualquer proteção, portanto, por exemplo, leds em curto-circuito ou danificados podem causar problemas de sobrecarga do circuito, sobreaquecimento do resistor, aumento de corrente para outros leds, etc.

Os leds são brancos de alto brilho, o resistor é de 1KOhm por 1 Watts, o capacitor é de .33 a .47uF x 400Volts para uma tensão de alimentação de 127 Volts e o resistor é de 1KOhm por 1/2 Watts e o capacitor é de .22uF x 400Volts para uma tensão de alimentação de 220 Volts

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]