Home » Circuitos » Circuito Umidificador de Ar Ultrasônico Caseiro

Circuito Umidificador de Ar Ultrasônico Caseiro

O tempo seco e a umidade baixa pode trazer uma série de problemas de saúde, além de afetar o sistema respiratório. Os problemas  de saúde causados pela umidade baixa são muitos, entre eles está a rinite, asma e bronquite, uma maneira de amenizar os efeitos é beber muita água, e umidificar o ambiente.

Uma maneira de umidificar é espalhar toalhas molhadas e vasilhas de água pela casa, outra é ter um umidificador de ar. O umidificador de ar é um aparelho eletro-eletrônico que mantem a umidade relativa do ar alta dentro de um ambiente. Ele é muito mais eficaz que qualquer outro método, com a umidade alta as pessoas vão se sentir melhor e  respirar melhor.

Como funciona  o Umidificador de Ar

Basicamente o  funcionamento é bem simples, o umidificador é composto de um reservatório de água e um outro sistema para umidificar. No caso do sistema ultrassônico, junto ao reservatório existe um emissor de ultrassom, um tipo de diafragma de metal, que quando ligado vibra em alta frequência, quebrando as moléculas de água em partes bem menores e um ventilador dispersa a água em forma de névoa em todo o ambiente. Existem outros tipos de umidificadores de ar como evaporativo, umidificador Natural, impulsor e o vaporizador.

Como fazer um Umidificador de Ar caseiro

Fui procurar na internet circuitos eletrônicos de umidificadores que pudessem ser construídos facilmente. Encontrei vários, mas acabei por selecionar apenas um bem simples e que com certeza poderíamos construir aqui no Brasil sem problema algum.

O  circuito  apresentado aqui é de um umidificador de ar ultrassônico, apesar de ser um esquema simples ele é a base de funcionamento dos umidificadores ultrassom comerciais que encontramos em qualquer farmácia.  Ele usa o ultrassom para gerar uma nuvem de umidade. O vídeo mostra seu funcionamento.

Circuito Umidificador de Ar Ultrassônico

Eu fiquei realmente impressionado ao assistir o vídeo, com certeza em breve montarei esse umidificador, mas vamos ao projeto.  O projeto é Russo, então para nós aqui do ocidente teremos que fazer algumas modificações. O componente mais crítico, mas creio que não tão difícil é o “transdutor”, o auto-falante que vai fazer a água vibrar, ele é um transdutor ultrassônico, veja baixo a foto.

transdutor ultrassonico
transdutor ultrassônico – Via

Segundo o fabricante ele é um Transdutor de atomização ultra-sônica é usado para atomizacão de ultra-som. Segundo o fabricante ele é feito a partir da cerâmica piezoelétrica. Acho que os transdutores piezoelétricos comuns, destes vendidos na “porcaria” do Mercado Livre deve servir. (vale a pena testar)

umidificador de ar ultrassonico
Circuito Umidificador de ar ultrassônico

O circuito eletrônico do umidificador de ar ultrassônico é simples, ele usa somente um transistor, de marcação russa KT905NM mas para nós, podemos usar um TIP31 que o funcionamento vai ser o mesmo. R6 é um potenciômetro ou trimpot, ele ajusta a frequência do ultrassom. A alimentação pode ser feita por uma fonte de alimentação ou bateria de 12 a 40 Volts.

Este umidificador não passa de um oscilador de áudio de alta frequência, segundo o criador 1.6Mhz, no projeto acrescente uma ventoinha de PC para dispersar melhor a nevoa  de água. O transistor  TIP31 deve ter um dissipador de calor.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]