Home » Ferramentas » Como dessoldar CI em SMD sem Ferramentas Especiais

Como dessoldar CI em SMD sem Ferramentas Especiais

Atualmente no mercado você pode encontrar qualquer tipo de ferramentas para eletrônica, mas para quem é hobbysta ou iniciante investir em ferramentas especiais quase sempre é inviável, principalmente na atual situação do país.

Tirar um CI SMD é sem danificar o CI ou as trilhas da placa de circuito impresso requer habilidade, técnica e ferramentas especiais. Quando não temos nenhum destes tres itens partimos para a criatividade.

Uma solução é fazer a famosa gambiarra, ou seja fazer uso ou mesmo construir ferramentas que solucionem nossos problemas de maneira mais barata e facil.

Uma destas ferramentas está neste artigo, um dessoldador de circuito integrado SMD, que é capaz de dessoldar um CI rapidamente sem danificar a placa de circuito impresso, usando apenas um ferro de solda e um pedaço de fio de cobre.

Como dessoldar circuito integrado em SMD sem Ferramentas Especiais

A ideia é simples, do tipo “porque não pensei nisso antes”, mas bem eficiente e barata. O dessoldador de circuito integrado em SMD é basicamente feito de um pedaço de fio rígido de cobre, no vídeo não diz a grossura do fio, mas acredito que seja de 12 AWG ou superior.

Como dessoldar ci smd

Para construir você tem que fazer um pequeno cavalete de com o fio de cobre, mas ele tem que ser reto e com curvas bem feitas para que ele possa tocar em todos os terminais do circuito integrado SMD ao mesmo tempo.

Utilize uma pequena morsa, alicate de bico ou um canto da bancada para fazer a dobra do fio, se você tentar fazer na mão talvez não fique tão curta e não alcance todos os terminais do CI.

Para circuitos integrados SMD com pinagem dos quatro lados a construção é praticamente igual só que com mais  duas dobras, veja na imagem abaixo.

Como dessoldar circuito integrado em SMD sem Ferramentas Especiais

Assista abaixo o vídeo original do autor desta dica de como dessoldar circuito integrado em SMD sem Ferramentas Especiais.

Não esqueça de estanhar o fio de cobre, pois ao estanhar melhora e diminui o tempo de dessoldagem, o ferro de solda usado também não foi informado pelo criador da ferramenta, mas pelo que vi ele deve ter uma potencia superior a 100 Watts, em comentário se cogitou um ferro de solda de 300 Watts, mas creio que com menos potência é possível dessoldar os CI´s SMD.

Não esqueça de testar e aprender a tirar o CI SMD em uma placa velha para depois usar na placa que você pretende sacar o CI.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]