Home » Componentes » Como Fazer Cristais Piezo Caseiros

Como Fazer Cristais Piezo Caseiros

Na eletrônica, principalmente nos Estados Unidos é muito difundida a técnica do “Home Made” ou ” D IY “que quer dizer Do it yourself, ou em português ” faça você mesmo ” .  A ideia lá é se você pode fazer, por que comprar?

Já aqui nas terras tupiniquins as coisas são diferentes, a frase correta seria é se você não pode comprar, faça! Então acho que a nossa famosa gambiarra se adapta a eletrônica e ao DIY americano. Então vamos lá, vamos criar.

Como construir Cristais Piezo em casa

O cristal piezoelétrico ou simplesmente cristal piezo é um cristal que quando submetido a uma pressão, é capaz de gerar um pequeno campo elétrico.

Materiais piezoelétricos transformam a pressão física em eletricidade e pode até mesmo transformar eletricidade em pressão física, uma espécie surpreendente de conversor bidirecional para energias mecânicas e elétricas.

Gerador Pastilha Piezoelétrica
Gerador Pastilha Piezoelétrica

Já vimos aqui vários artigos sobre os materiais piezoelétricos como Lanterna movida à Pastilha Piezoelétrica, Usando Pastilha Piezoelétrica como Fonte de Energia Alternativa, etc.

Como falei, na eletrônica muitos itens “tem” ou podem ser construídos e até fabricados pelos técnicos e hobbistas, talvez ainda mais surpreendente é o fato de que você pode facilmente fazer os seus próprios cristais piezoelétricos durante a noite usando apenas um par de ingredientes comuns.

É isso que vemos neste vídeo, embora não esteja em português ele é bem intuitivo, caso queira você pode ativar as legendas em português.

 Cristais piezoelétricos caseiro

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]