Home » Circuitos » Como Ligar uma Ventoinha 12 Volts em 220 Volts

Como Ligar uma Ventoinha 12 Volts em 220 Volts

Acredito que este circuito está classificado como “meramente educativo“,  já que está fora dos padrões desejados para um bom circuito. Além disso este circuito é muito perigoso, e não deve ser montado por iniciantes, já que ele é ligado diretamente na rede elétrica e em caso de erro ou toque no circuito quando ligado pode causar choques graves e até fatal.

Neste artigo vamos mostrar como ligar uma ventoinha de 12 Volts CC em uma fonte de 220 Volts CA. Isto sem utilizar uma fonte básica, seja com transformador, ou chaveada.  Só existem um ponto ruim neste tipo de circuito, é a baixa corrente, neste circuito ela é de máximo 50 mA.

Como Ligar Ventoinha 12 Volts em 220 Volts

Como Ligar Ventoinha 12 Vdc diretamente no 220 Vac

 

Esse circuito é de uma fonte chamada de fonte sem transformador, ou seja elas não tem transformador de força ou qualquer outro indutor como são comuns nas fontes chaveadas.

Esta fonte sem transformador é à prova de curto-circuito, ela conta com um divisor de tensão capacitiva ( diretamente da tensão da rede 230 Volts ), como fonte de alimentação prática pode ser muito útil em alguns casos.

Em baixas correntes esse circuito é bem mais eficaz que as fontes que utilizam um transformador, principalmente para ligar ventoinhas e pequenos aparelhos de baixa corrente. Caso o usuário queira, com algumas alterações ele pode ser usado em 127 Volts CA.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]