Home » Tecnologia » Conheça Todas as Placas Arduino

Conheça Todas as Placas Arduino

Eu gosto muito de trabalhar com o Arduino, o primeiro motivo é que a programação é bem fácil e simples, em menos de uma hora qualquer um, mesmo sem experiencia pode sair programando. Além disso após terminado o projeto podemos gravar um circuito integrado ATmega328 e adicionar a placa de circuito impresso a baixo custo, sem precisar da placa do Arduino para o projeto.

Hoje vamos falar sobre as diversas placas Arduinos, a mais conhecida é o Arduino UNO, que usa o microcontrolador ATmega328 que tem encapsulamento de 28 pinos. Mas há muitas placas de Arduino diferentes disponíveis no mercado, no site da Arduino atualmente existem 20 placas  disponíveis. Isso quer dizer que são 20 diferentes Arduinos que estão sendo comercializados,  abaixo vou dar uma breve descrição sobre cada uma delas.

Arduino UNO e LEONARDO

Gostaria de aconselhar quem está começando o Arduino Leonardo ou Arduino Uno. Estes são basicamente iguais, diferem visualmente pelo fato do Leonardo ser SMD  usando o controlador ATmega32u4 e o UNO um ci tipo comum de 28 pinos que é o ATmega328.

Ambos tem  20 pinos digitais de entrada / saída (dos quais 7 podem ser usados ​​como saídas PWM e 12 como entradas analógicas), o cristal oscilador é de 16 MHz, uma conexão micro USB, um jack de alimentação, um conector ICSP, e um botão de reset.

Arduino Uno e Leonardo
Arduino Uno e Leonardo

O Arduino Leonardo é o mais recente e é, na verdade, um pouco mais barato que o UNO. Então se você quer uma única recomendação, eu diria pra você comprar o Arduino Leonardo.

Quando você está começando a ficar familiarizado com a placa Arduino, quer trabalhar com algo mais especifico, com melhor velocidade, outras funções,  mais portas ou placas menores, então está na hora de mudar. Mas as outras placas são mais para aqueles com necessidades especiais e realmente o Uno e o Leonardo suprem 90% das necessidades dos hobbistas, como veremos abaixo.

Arduino Mega

O segundo passo depois do UNO e Leonardo é o Arduino MEGA, já que ele tem mais entradas e saídas, com isso os projetos mais avançados podem ser realizados. Existem duas versões do MEGA, o Arduino mega ADK  e o Arduino mega 2560, ambos usam o controlador ATMEGA2560.

A unica diferença entre os dois é que o ADK tem uma interface USB para se conectar com telefones baseados no sistema operacional Android, usando o circuito integrado MAX3421E que é uma interface SPI e controlador Host via USB.

Arduino MEGA
Arduino MEGA

Eles tem em comum 54 pinos digitais de entrada / saída (dos quais 15 podem ser usados ​​como saídas PWM), 16 entradas analógicas, 4 UARTs (portas seriais de hardware), velocidade de clock de 16 MHz , uma conexão USB, um jack de alimentação, um conector ICSP, e um botão de reset.

Arduino Lilypad

O Arduino Lilypad tem a função de Integrar o Arduino e eletrônica em produtos têxteis. Ele é uma placa pequena e redonda,  que pode ser facilmente colocada (costurada) em roupas, bolsas e outros produtos de moda.

Existem 4 versões, LilyPad, LilyPad USB, LilyPad Simples e LilyPad SimpleSnap. Abaixo a diferença de cada uma das placas Arduino Lilypad.

Arduino LilyPad
Arduino LilyPad

Arduino LilyPad

Versão mais simples da série LilyPad, sua placa baseada no microcontrolador ATMEGA168V ou ATmega328V, 14 pinos digitais de entrada / saída   ( dos quais 6 oferecem saída PWM e 6 entradas analógicas).

Arduino LilyPad USB

Essa versão do LilyPad vem com uma conexão micro USB, um conector JST para uma  bateria de 3.7V de LiPo e um botão de reset. A placa baseada no microcontrolador ATmega32u4 (o mesmo do Leonardo), 9 pinos digitais de entrada / saída ( dos quais 4 oferecem saída PWM e  4 entradas analógicas).

Arduino LilyPad Simples

Placa baseada no microcontrolador ATmega328, 9 pinos digitais de entrada / saída ( dos quais 5 oferecem saída PWM e 4 entradas analógicas). Ela possui um conector JST e um circuito de carregador de baterias de polímero de lítio.

Arduino LilyPad SimpleSnap

É semelhante ao Simples Arduino Lilypad , exceto que ele tem uma bateria de polímero de lítio, e em vez  de buracos, tem snaps (botões de pressão) condutores. Placa baseada no microcontrolador ATmega328, 9 pinos digitais de entrada / saída ( dos quais 5 oferecem saída PWM e 4 entradas analógicas).

Arduino Mini – Arduino Micro – Arduino Nano – Arduino Fio – Arduino PRO Mini

Entramos nos pequenos grandes Arduinos, eles são ideais para quando o tamanho é muito importante no seu projeto. São placas  muito menores do que o Arduino comum, mas com quase todas as funções.

Arduino Mini

Placa baseada no microcontrolador ATmega328, 14 pinos digitais de entrada / saída ( dos quais 6 oferecem saída PWM e 8 entradas analógicas).  Ele pode ser programado com o adaptador USB de série ou outro USB ou RS232 para adaptador serial TTL .

Arduino Micro

Essa versão ainda possuí uma conexão micro USB, um conector ICSP, e um botão de reset. Ele também contém tudo o necessário para apoiar o microcontrolador; basta conectá-lo a um computador através de um cabo micro USB.
O Arduino Micro é semelhante ao Arduino Leonardo, ele usa o chip ATmega32u4 que foi construído com comunicação USB integrado, eliminando a necessidade de um processador secundário.

Os pequenos Arduinos
Os pequenos Arduinos

Como falei a sua placa é baseada no microcontrolador ATmega32u4, 20 pinos digitais de entrada / saída ( dos quais 7 oferecem saída PWM e 12 entradas analógicas).

 Arduino Nano

O Arduino Nano é um pequeno, e completo, ideal para ser usado em protoboard, sua placa é baseada no microcontrolador ATmega328, que tem 14 pinos digitais de entrada / saída ( dos quais 6 oferecem saída PWM e 8 entradas analógicas).

Ele tem mais ou menos a mesma funcionalidade do Arduino Duemilanove, mas em um pacote diferente. Falta-lhe apenas um conector para entrada da fonte DC. Tem conector USB Mini-B, em vez de um padrão.

Arduino Fio

Ele é baseadao no microcontrolador ATmega328P, que possue 14 pinos digitais de entrada / saída ( dos quais 6 oferecem saída PWM e 8 entradas analógicas). O Arduino FIO é dotado de um botão de reset, e furos para montagem de pinos (de acordo com o uso).

O Arduino Fio é destinado para aplicações sem fio, ele tem conexões para uma bateria de polímero de lítio,  inclui um circuito de recarga USB e um conector para XBee está disponível na parte inferior da placa.

Arduino PRO Mini

Já o Arduino Pro Mini é uma placa microcontroladora baseado no ATmega168. Ela tem 14 pinos digitais de entrada / saída (dos quais 6 podem ser usados ​​como saídas PWM), 8 entradas analógicas. Existem duas versões do Pro Mini, uma com alimentação de 3.3V e 8 MHz de clock  e a outra com 5V e 16 MHz de clock.

O Arduino Pro Mini é destinado para instalação semi-permanente, a placa vem sem conectores pré-montados, permitindo assim o uso de vários tipos de conectores ou mesmo soldar os fios diretamente na placa.

Arduino Due

Esse é o Arduino que tem  Super Poderes, ele  é o primeiro Arduino  baseado em um processador ARM de 32 bits. O Arduino Due tem a mesma quantidade de pinos de entrada / saída que o  Arduino Mega, apenas ele é muito mais potente.

Arduino Due
Arduino Due

O Arduino Due tem a placa de microcontroladora baseada no  Chip Atmel SAM3X8E ARM CPU Cortex-M3 . Ela tem 54 pinos digitais de entrada / saída, dos quais 12 podem ser usados ​​como saídas PWM e 12 entradas analógicas. Também possui  4 UARTs (portas seriais de hardware), um clock de nada mais que 84 MHz, uma conexão OTG USB, 2 DAC (digital para analógico) , 2 TWI, um conector de fonte, um conector SPI, um conector  JTAG, um botão de reset e um botão de apagar.

Ao contrário de outras placas Arduino, a placa Arduino Due é alimentada com 3.3Volts . A tensão máxima de que as portas podem tolerar é 3.3V. Tensões mais elevadas, como 5V a um pino de I/O podem danificar a placa.

Arduino Yun

Já falamos aqui no Blog sobre o Arduino Yun no artigo ” Conheça o Novo Arduino Yún ” . Ele é uma Placa Arduino que já vem com Wifi.

Arduino Yún
Arduino Yún

Se você quiser conexão Wi-Fi em seu Arduino, então esta é a placa para você. É basicamente um Arduino comum, só que possui  WiFi.

Arduino Robot

O seu nome já diz tudo, o Arduino Robot  (ROBÔ)  é o primeiro Arduino  que já vem com rodas, ele tem dois processadores, um em cada lado da  placa.  Ambos os microcontroladores são baseados no ATmega32u4 . O robot tem muitos de seus pinos mapeados para sensores e controladores de motores. A programação do robô é semelhante ao processo com o Arduino Leonardo. Ambos os processadores tem embutido comunicação USB, eliminando a necessidade de um processador secundário.

Arduino Robot
Arduino Robot

O Arduino Robot possui ainda alto falante, display de LCD colorido, Leitor de cartão SD, teclado de 5 teclas, compartimento da bateria AA 4 alcalinas ou NiMH recarregáveis, sensores IR, etc.

Arduino Esplora

O Arduino Esplora  fornece uma série de built-in, um conjunto de sensores a bordo de interação prontos para o uso. Ele foi projetado para pessoas que querem usar o Arduino sem ter que aprender eletrônico. Para uma introdução passo-a-passo para o uso do Arduino  Esplora, confira o Guia de uso.

Arduino Esplora
Arduino Esplora

No Arduino Esplora tem varios itens  onboard de saída, como som e luzes, e vários sensores de entrada, incluindo um joystick, um controle deslizante, um sensor de temperatura, um acelerômetro, um microfone e um sensor de luz. Ele também tem o potencial para expandir sua capacidade com dois conectores de entrada e saída TINKERKIT, e um soquete para um LCD a cores TFT.

Arduino Esplora placa
Arduino Esplora

Como a placa do Leonardo, o Esplora também usa um microcontrolador Atmega32U4, é realmente indicado para quem não tem conhecimento nenhum em eletrônica, mas quer aprender um pouco mais sobre Arduino.

Arduino Ethernet

O Arduino Ethernet como o nome mesmo diz tem embutido em sua placa um network Ethernet, os pinos 10, 11, 12 e 13 são reservados exclusivamente para a interface com o módulo Ethernet.  Ele é uma placa microcontroladora baseado no ATmega328. Elea tem 14 pinos digitais de entrada / saída e  6 entradas analógicas. O uso de pinos para Ethernet  reduz o número de pinos disponíveis a 9, com quatro saídas disponíveis como PWM.

Arduino Ethernet
Arduino Ethernet

O Arduino Ethernet tem um conector  RJ45 para Ethernet, um jack para fonte de alimentação, um conector ICSP e um botão de reset. ele usa Ethernet Controller Integrado W5100 TCP / IP  e possui  entrada de MicroSD card.

Arduino Pro

O Arduino Pro é baseado no microcontrolador ATmega168 ou ATmega328,  possui 14 pinos digitais de entrada / saída ( dos quais 6 oferecem saída PWM e 6 entradas analógicas).  Ele conta com um conector para bateria, um interruptor, um botão de reset, e furos para a montagem de um jack para entrada de fonte externa, um conector ICSP, um conector de seis pinos onde pode ser conectado a um cabo FTDI ou placa  para fornecer energia e comunicação via USB.

Arduino Pro
Arduino Pro

O Arduino Pro é destinado para instalação semi-permanente, por esse motivo a placa vem sem conectores pré-montado, permitindo o uso de vários tipos de conectores ou mesmo a ligação de fios diretamente na placa.  Mesmo assim a  pinagem é compatível com os shields Arduino.

A tensão de trabalho do Arduino depende da versão, tensão de entrada 3.35 -12 V (versões 3.3V) ou 5-12 V (versões 5V).

Arduino Tre

Podemos dizer que o Arduino Tre é o top, ou o Arduino ” Tre chique “. O Tre está mais para um pi raspberry que para um Arduino. Ele é baseado no processador da Texas Instrument, o  Sitara AM3359AZCZ100 (ARM Cortex-A8) de 1 GHz com nada menos que 512 MB de memória RAM DDR3, saída de som, saída HDMI, USB Host + dispositivos.

ARDUINO TRE

 

O seu microcontrolador é baseado no Atmel ATmega32u4. Ele tem 23 pinos digitais de entrada / saída (lógica 3.3V), dos quais 4 podem ser usados ​​como saídas PWM. Tem também Networking Ethernet 10/100 e entrada de MicroSD card.

Conclusão

Espero que tenham gostado, até a conclusão deste artigo esses eram os Arduinos disponíveis a venda no site  da Arduino. Realmente como vocês podem ver dentre todas as placas Arduino, as mais indicadas para nós, amantes da eletrônica são o UNO, Leonardo e Mega.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]