Home » Circuitos » Como controlar a Tensão de um LM317 com um sinal PWM

Como controlar a Tensão de um LM317 com um sinal PWM

Como controlar um LM317 com um sinal PWM

 

Esse é um circuito bem interessante, principalmente para quem reclama da falta de uma “saída analógica” em alguns microcontroladores, como o Arduino. Ele usa o circuito integrado LM317T que é um regulador ajustável de tensão, que fornece tensões de 1,25 Volt até 37 Volts de saída e com um corrente máxima de 1.5A. Ao invés de utilizar um potenciômetro para ajustar a tensão de saída, ele controla a partir de um sinal (modulação por largura de pulso – MLP ) PWM. Com esse pequeno circuito você vai poder controlar uma tensão com um sinal de um microcontrolador ou qualquer outro circuito digital.

 

 

O funcionamento é simples, usando um filtro passa-baixa RC e um amplificador operacional, você pode converter o sinal PWM para um nível dc que pode ajustar a saída de tensão do LM317T. Variando-se a largura de pulso do sinal de entrada vai permitir a geração de uma tensão analógica de 0 a 5V na saída do filtro passa-baixo. O amplificador operacional multiplica a tensão para atingir a faixa de tensão desejada.

 

O LM358 ou qualquer equivalente simples pode ser usado, você pode alterar o ganho do amplificador operacional, escolhendo valores adequados para R4 e R2. A seleção de valores para o capacitor e resistor do filtro passa-baixa RC depende da freqüência do sinal PWM. Este circuito utiliza valores de um sinal PWM de 1 kHz. Você pode melhorar o circuito, substituindo o filtro passa-baixa RC por um filtro ativo e, em seguida, alimentando um sinal de retorno de saída do circuito para o microcontrolador para ajustes dinâmicos.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]