Circuito de Controle Automático de Bomba D’água

Com o problema da falta de água que está ocorrendo em alguns estados brasileiros, tem se multiplicado os pedidos de dispositivos relativo ao problema, e um dos mais pedido são os dispositivos de controle automático de bomba d’água ou acionador automático de bomba d’água.  Anteriormente já havíamos publicado um dispositivo no artigo Circuito de Controle Automático de Bomba D’água usando da Nível de Caixa D’água, mas agora iremos ver outro circuito, e desta vez um pouco mais sofisticado.

Este circuito é capaz de fazer a automação em reservatórios de água controlando um dispositivo como uma bomba para encher o reservatório quando o nível estiver em um ponto estabelecido e desligar quando estiver em um segundo ponto pré-determinado. Com isso é possível efetuar a automação do sistema de água, ou seja, uma caixa d’Água automatizada, mantendo a caixa d’água sempre cheia, seja residencial, comercial ou até industrial.

Controle automático de bomba d’água

O circuito eletrônico descrito neste artigo é bem simples, tem como base o circuito integrado timer 555, dois transistores e um relé.

Controle automatico de bomba d'àgua
Controle automático de bomba d’àgua

A principal vantagem deste circuito controlador de nível de água é que ele controla automaticamente a bomba de água sem qualquer interação do usuário, tornando o sistema automatizado. Este controle automático de bomba d’água usando boia eletrônica, em nosso caso a boia eletrônica são sensores que detectam o nível de água do reservatório, ligando e desligando a bomba, os  sensores de nível de água são, um fixado na parte superior da caixa d’água, outro na sua parte inferior e o Vcc.

O funcionamento do Controle automático de bomba d’água

O circuito usa sensores, ou seja 3 fios que são colocados na caixa de água. Você deve definir níveis-Inferior (quando a bomba deve ser acionada) e nível alto (quando a bomba deve ser desligada). Já o terceiro sensor é apenas um fio Vcc, este por sua vez deve ser colocado abaixo do sensor inferior.

O sensor do nível inferior está ligada ao gate (pino do gatilho), pino 2 do 555, assim, a tensão no pino 2 entra em contato com Vcc quando é coberto pela água. Mas quando o nível de água desce, abaixo do sensor do nível inferior (sem tocar a água), o pino 2 desliga e a tensão no pino do gate se torna menos do que Vcc, com isso a saída de 555 torná-se elevada, acionando o relé através do transistor. A saída do 555 é sempre alta quando a tensão no pino 2 é inferior a 1/3 do Vcc.

Com o acionamento do relé a bomba é ligada e á água vai para a caixa de água,quanto o nível da água sobe e a sonda de nível superior é coberta pela água, o transistor da sonda começa a conduzir. Com isso o pino 4 do 555 irá para a terra,  com isso a saída do 555 torna-se baixa, desligando o motor da bomba e parando o fornecimento de água.

Este circuito é simples, porem eficiente, não se esqueça que o relé deve ter a corrente dos contatos compatível com a corrente do motor da bomba d’água. Devemos considerar a corrente de contato do relé o dobro da consumida pela bomba. Você pode adaptar sistemas mais potentes e  usar SCR ou TRIAC para acionar o motor.

Relé de estado sólido
Relé de estado sólido

No caso do circuito acima, é um relé de estado sólido e a comutação é feita através de um TIC226 que é um TRIAC que suportas correntes de até 8 Ampere. É aconselhável que o TRIAC seja montado em um dissipador de calor bem isolado.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis

Deixe um comentário