Home » Simulador » Conversor Decimal para Binário

Conversor Decimal para Binário

O Conversor Decimal para Binário que apresentamos aqui é bem simples, são usados apenas 11 diodos, 10 chaves e 4 lâmpadas ou Leds. O esquema deste circuito eletrônico foi publicado na Revista Nova Eletrônica numero 24 de Fevereiro de 1979, e ele ilustra bem, de forma prática a conversão de números decimais para binário.

O numero binário, sistema binário, de base 2 ou digital é um sistema de numeração posicional em que todas as quantidades se representam com base em dois números, ou seja, zero e um (0 e 1).  Mas vamos ao que interessa, o nosso Conversor Decimal para Binário, mas para começar vamos conhecer um pouco de como é uma tabela entre  números Decimais e Binários.
Abaixo uma tabela Decimal / Binário.

 

Conversor Decimal para Binário

O circuito do conversor é originalmente criado para trabalhar com lâmpadas incandescentes de 1,5 Volts, mas logo abaixo tem um circuito para adaptação de Leds.

Conversor Decimal para Binários

Abaixo o esquema para substituição das lâmpadas por Leds. Apesar do circuito ser alimentado por 3 Volts e as lâmpadas serem de 1,5 Volts, não corre o risco de queima-las, já que existe uma queda de 0,7 Volts por conta dos diodos.

Conversor Decimal para Binários Abaixo a placa de circuito impresso do Conversor Decimal para Binário, mas de tão simples pode-se usar outros métodos de construção deste circuito.

Conversor Decimal para Binários

Abaixo a disposição dos componentes na placa de circuito impresso.

 

Conversor Decimal para Binários

O funcionamento é simples, toda vez que uma das chaves de 0 a 9 é acionada o resultado é obtido nos Leds de 1 a 4

Fonte: Revista Nova Eletrônica 24 – Fevereiro de 1979

Salvar

Salvar

Salvar

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]