Home » Ferramentas » Detector de Campo Magnético AC com Bar Graph

Detector de Campo Magnético AC com Bar Graph

Detector de Campo Magnético

 

O circuito eletrônico acima é um detector de campo magnético AC, ele tem uma infinidade de usos, que vão desde detectar equipamentos energizados, indicar se um relê está armado ou se um transformador de alta tensão está operando. Qualquer dispositivo com um transformador ou bobina pode ser detectada facilmente.
As medidas de campo deste detector magnéticos é de eixo único, então use o detector em cada eixo ou construa duas ou mais bobinas semelhantes para monitorar dois ou mais eixos ao mesmo tempo.

 

A bobina do detector consiste em 100 a 200 voltas de fio esmaltado 28 AWG em uma forma de plástico coberto com folha de alumínio. A bobina está ligada a um circuito integrado LM324 que é um amplificador operacional, através de uma resistência de 1 K ohm e um resistor de 100 k ohm faz a realimentação entre os pinos 1 e 3 do circuito integrado.

O coração do medidor de campo é de dois circuitos integrados driver bar graph, LM3914, configurado de modo que o primeiro CI impulsiona o segundo para uma exibição sequencial de 20 LEDs.

A calibração do medidor de campo de corrente alternada é feita através da ligação de um microamperímetro AC, um  transformador de 8,2 Vac, e um potenciômetro de 100 ohm em série com uma bobina de calibração. A bobina de calibração consiste em 110 voltas de fio esmaltado de  26 awg. A bobina sensor é colocado dentro da bobina de calibração. A fórmula de calibração é: Gauss é igual voltas por metro vezes os amperes de corrente da bobina.
“Então, amperes bobina é igual a Gauss, dividido pelo número de voltas por metro, multiplicado por 20. Por exemplo, 110 voltas x 20 = 2.200 voltas por metro. (Nota: uma bobina de 5 cm é de 5% de um metro.) Agora, 2.200 voltas por metro vezes a corrente alternada em miliamperes iguala o campo em Gauss.”

Esse gaussmeter pode detectar a presença de ímãs, mas, uma vez que não é um campo em movimento, você tem que varrer o ímã ou movimentar a bobina para uma indicação do detector

Lista de componentes
R1, R4 -1 k ohm, 1/4-W
R2 100-k ohm, 1/4-W
R3 2,2 k Ohm, resistor 1/4-W
R5 22 k ohm, resistor 1/4-W
C1 2,2 uF, 25-V capacitor eletrolítico
L1 100 voltas de fio esmaltado de calibre 26 em núcleo de ferrite
U1, U2 ICs unidade exibição LM3914
D1-D20 LEDS vermelhos

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]