Home » Circuitos » Circuito de Detector de Metal Simples e Potênte

Circuito de Detector de Metal Simples e Potênte

Como todos sabem eu sou um entusiasta do detectorismo, adoro esse  hobby, pois relaxa e deixa a mente livre dos problemas do dia-a-dia. Atualmente os detectores de metal comerciais são microprocessados, isso facilita o processamento das informações, tornando mais rápidos e precisos na identificação e localização dos metais.

Mas existem vários detectores não processados que fazem sucesso entre os que querem montar seus próprios detectores de metais, entre ele o Surfmaster PI  e o PI Polonês, todos de tecnologia PI (Indução por pulsos). Mas mesmo esses detectores são considerados por muitos difíceis de serem feitos, por esse motivo resolvi publicar uma versão de detector de metal mais simples, porém com tecnologia PI.

Apesar de muitos técnicos não concordarem, um detector PI pode discriminar se bem projetado, a descriminação dos metais depende de uma taxa de amostragem mais rápida, que seja o suficiente para detectar com precisão, para discriminar, ou como alguns dizem, eliminação e não discriminação.

Só que aumento a taxa de amostragem o consumo também aumenta, mas se microprocessar o detector PI esse consumo pode o tornar viável, isso ocorre em alguns detectores PI como a linha GPX da Minelab.

Detector de Metal Pirate PI

Chamado de Detector de Metal Pirata ou Pirat, que é abreviação de PI (Indução por pulsos) e RAT de radioskot ( РАДИОСХЕМЫ nome de um site de eletrônica Russo) é fácil de construir, de ajustar,  não contém componentes especiais e é de baixíssimo custo.

O detector de Metal consiste de duas unidades principais, uma transmissora que usa o gerador de pulso NE555,  que é levada a bobina através do transistor IRF740. A mesma bobina serve como receptor e seu componente principal é o TL072, um duplo amplificador operacional.

Este detector foi originalmente desenvolvido na Russia e posteriormente re-desenhado para componentes ocidentais. O resultado foi um detector bem parecido com o Surfmaster PI em seu princípio de funcionamento, só que muito mais simples e com “quase” a mesma eficiência.

Detector de metal pirate Russian
Detector de metal pirate Russian

O circuito eletrônico do detector de metal como já falamos tem como base o circuito integrado NE555 e TL072, mas outros circuitos integrados amplificadores operacionais podem ser usados, como o TL082 ou TL062. O circuito integrado original é o K157UD2 mas o TL082 substitui sem problemas.

A bobina do detector de metal

A construção da bobina do detector de metal é simples, a bobina é feita de 25 voltas de fio 0,5 mm em uma forma de 19 cm. Com essa configuração a sensibilidade a uma moeda de 25 milímetros é de 20 centímetros. Outras configurações de bobinas podem ser feitas de 12 cm circular a uma bobina quadrada de 180 x 180 cm .

Tabela de bobinas de detector de metal PI
Tabela de bobinas de detector de metal PI

Acima uma tabela bem útil para construção de bobinas de detetores de metais PI, e abaixo a tradução dos itens.

Size = Tamanho da bobina
Shape = Formato da bobina – Round = redonda / Square = quadrada
Turns = Voltas ou espiras do fio
Wire size = diâmetro do fio em mm (Fio de cobre esmaltado )
Inductance = Indutância da bobina
Resistanc = Resistência  da bobina

Placa de circuito impresso do detector de metal

Detector de metal pirate Russian
Detector de metal pirate Russian
Detector de metal pirate Russian
Detector de metal pirate Russian
Detector de metal pirate Russian
Detector de metal pirate Russian

Ajustando o detector de metal

Caso tenha um osciloscópio você pode monitorar a duração do impulso de comando do gate de Q3 e a frequência do oscilador. O ideal é de 130-150 “mks” e a freqüência de pulso de 120 a 150 Hz. Como fonte de alimentação pode se usar uma bateria de 9 Volts a 12 Volts, e seu consumo médio é de 40 mA.

Mas mesmo sem o osciloscópio, você pode ajustar tentando obter um melhor resultado de alcance do detector ao passar um objeto metálico próximo a bobina.

Construindo Detector de Metais passo-a-passo – Vídeo

Teste da sensibilidade do Detector de Metais

Teste do funcionamento em campo do Detector de Metais

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]