Home » Dicionário Básico de Eletro Eletrônica

Dicionário Básico de Eletro Eletrônica

Dicionário Básico de Eletrônica

Dicionario Básico de Eletrônica com informações sobre termos técnicos, siglas e sistemas usados na área de Elétrica e Eletrônica.

nova eletronica

 

Atenção! Este Dicionario está sendo construído.  De forma Colaborativa 

A

AC : Abreviação de “corrente alternada” em inglês ou em português CA


Atenuador: Um atenuador é efetivamente o oposto de um amplificador, basicamente um atenuador é um dispositivo eletrônico que reduz a potência de um sinal sem distorcer a sua forma de onda. Normalmente um atenuador é usado em áudio e RF, mas também pode ser usado em outras áreas da eletrônica. Um atenuador pode ser fixo ou variável.

Acoplamento AC é um Circuito que passa um sinal AC, bloqueando uma tensão DC.

B

 


Butterworth Filtro– é um tipo de filtro de processamento de sinal projetado para ter como um plano de resposta de freqüência possível na banda passante . É também referido como um filtro de magnitude maximamente plana . Foi descrita pela primeira vez em 1930 pelos engenheiro britânico e físico Stephen Butterworth em seu artigo intitulado “A Teoria de filtros Amplificadores“.

F


Fonte de alimentação, fonte eletrônica ou simplesmente fonte –  é um circuito que fornece energia a um dispositivo eletrônico ou outro circuito. Seu funcionamento básico é simples, como exemplo, a fonte pega a tensão de uma tomada de energia e converte a corrente alternada para corrente contínua e a tensão de 110 Volts para 12 Volts. A fonte também regula e estabiliza  a tensão para eliminar os picos e ruídos provenientes da rede elétrica. Existem fontes DC para DC.

J


Jammer : é um dispositivo de comunicação móvel que transmite na mesma faixa de freqüência como um outro dispositivo para criar uma forte interferência e bloquear os sinais de transmissão do outro dispositivo.

P


Polaridade : Ou Polaridade elétrica (refere-se positivo e negativo) está presente em cada circuito elétrico. elétrons fluem do pólo negativo para o pólo positivo. Em uma corrente contínua do circuito (DC), um pólo é sempre negativo, o outro pólo é sempre positivo e os elétrons fluem em uma única direção. Em uma corrente alternada (AC), eles se alternam entre dois pólos negativo e positivo e a direção do fluxo de elétrons inverte.

R


ROE – SWR ou Relação de onda estacionária: A relação de ondas estacionárias é a relação entre a amplitude de uma onda estacionária em linha de transmissão em um ponto de máxima e seu ponto seguinte de mínima. O ROE é usado como uma medida de eficiência de linhas de transmissão, cabos coaxiais que conduzem sinais de radiofrequência, utilizado para fins tais como a conexão de transmissores de rádio e receptores com suas antenas e distribuição de sinais de televisão a cabo.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis