Home » Circuitos » Driver para LED Usando o LM317

Driver para LED Usando o LM317

Aqui está mais um circuito eletrônico de um driver para Led, este projeto é idêntico ao publicado anteriormente, um regulador de corrente para Led de alto Brilho de 1 Watt  tipo estrela ( Driver para Led). Ele faz parte de uma serie de publicações sobre Driver para Led.

Este driver usa o famoso regulador de tensão LM317, que neste caso está configurado como regulador de corrente ou limitador de corrente. Este circuito é de fácil construção, de baixo custo e ideal para quem não tem conhecimento de eletrônica ou está começando no Hobby.

Driver para LED Usando o LM317

Neste Driver o regulador LM317 é usado como uma fonte de tensão de 1.25V, onde o pino de saída está com 1.25 Volts em relação ao de ajuste. O cálculo para o resistor deste drive é simples, V é a tensão de saída do regulador, R é o resistor do limitador e Iout é a corrente de saída.

V/R=Iout 

Sabendo da tensão (V) que como já falamos é de 1.25 Volts e a corrente que o Led de 1 Watts precisa é de cerca de  330 mA (+OU-) , o cálculo do resistor é simples,  1.25 x 330 = R .  O resultado é 4.12 Ohms, arrendondando o resistor pode ser um 4R2 de 1 Watts. Como esse resistor não é padrão comercial, podemos fazer da seguinte forma, associar em paralelo 3 resistores de 12 Ohms por 1/2 Watt.

Um resistor de 3.9 ohm por 1 Watt também vai funcionar perfeitamente. Não esqueça de se necessário colocar o Led e o regulador em um dissipador de calor para evitar o superaquecimento, o Led não suporta altas temperaturas, já o regulador tem uma proteção e sua potência diminui com o aumento de temperatura. Em breve estarei publicando mais circuitos de driver para LED de diversas potências.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]