Home » Circuitos » Driver para LED usando o Regulador 7805

Driver para LED usando o Regulador 7805

Um pedido constante dos usuários do site Nova Eletrônica são os drivers para Led, respondendo a esses pedidos estou preparando uma serie de artigos com diversos circuitos eletrônicos de driver para LEDs e o primeiro é esse que usa o regulador de tensão positiva de 5 Volts, o 7805, que é fácil de encontrar, além de ser de baixo custo, cerca de no máximo R$ 1,00. Eu pessoalmente nunca comprei, como sou fanático por sucata eletrônica, o 7805 é encontrado em praticamente 90% das placas.

Como todos sabemos o LED  NUNCA deve ser ligado diretamente a uma tensão seja ela qual for sem um limitador de corrente que  pode ser um resistor ou um circuito eletrônico apropriado. No nosso caso usamos um regulador de tensão e um resistor para limitar a corrente de um LED de 1 Watt.

Driver de LED usando 7805

O LED de 1 Watt requer uma corrente de 330 mA (+OU-)  e uma tensão de  3.2 Volts, mas sempre consulte o datasheet de seu LED, essas especificações podem variar. Se temos uma fonte com tensão de 12 Volts que pode ser de uma fonte de alimentação AC/DC ou uma bateria de automóvel, teremos que reduzir a tensão e corrente para poder ligar o LED sem queima-lo, para isso vamos usar um Driver para LED.

O  cálculo para a utilização deste circuito para outras especificações de LED,  deve considerar a tensão de trabalho do regulador que é chamada de Vout, que no nosso caso que usamos o 7805 é de 5 Volts, R é o valor da resistência e a corrente quiescente e Iq , que no 7805  é de 4,2 mA .

A fórmula para o cálculo da corrente de saída Iout  é:

Iout = Vout/R + Iq

Este circuito vai fornecer uma corrente constante para o LED, isso quer dizer que estaremos usando o 7805 no modo regulador de corrente para nosso driver para Led.  Podemos usar qualquer regulador da linha 78XX para fazer um driver de LED, mas devemos sempre efetuar os devidos cálculos para não causar a queima do Led.

Não esqueça de se necessário colocar o Led e o regulador em um dissipador de calor para evitar o superaquecimento de ambos, já que isso também pode causar a queima dos componentes. Em breve estarei publicando mais circuitos de driver para LED de diversas potências.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]