Home » Circuitos » Detector de Eletricidade Estática

Detector de Eletricidade Estática

Nem todos os circuitos úteis e medidores tem que ser complexos ou conter componentes especiais, este é o caso de muitos detectores. Entre estes estão os detectores de íons, ou seja, os detectores de cargas elétricas (estáticas) .

Estes detectores de íons ou  detectores de eletricidade estática são capazes de localizar objetos ou ambientes onde as cargas elétricas estão altas.  Estes equipamentos de medição são úteis, principalmente para quem trabalha com equipamentos e componentes sensíveis a descargas elétricas.

 

Detector de eletricidade estatica
Aqui está um pequeno e simples circuito que detecta a eletricidade estática atmosférica e de objetos. Ele usa apenas dois componentes, um transistor de efeito de campo (FET)  que pode ser um MPF102 que é ligado a um diodo LED.

Em uma perna do FET é conectada a antena, você pode adicionar um resistor de 1Mohms x 1/8 Watt da antena para o FET para evitar a queima do transistor. A antena pode ser cortada num comprimento que se adapte a sensibilidade desejada, mesmo pequenas cargas eletrostáticas são capazes de apagar o LED.

Funcionamento do Detector de Eletricidade Estática

Objetos negativamente carregados vão apagar o LED e ele acende novamente quando o objeto é afastado.
Já os objetos carregados positivamente vão aumentar o brilho do LED, em seguida, ele fica mais fraco quando o objeto é afastado.

Circuito Detector de Eletricidade Estática

 

Circuito Detector de eletricidade estatica

 

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]