Home » Dicas » Eletrônica – Um Hobby Barato e Gratificante

Eletrônica – Um Hobby Barato e Gratificante

A Eletrônica é uma área que tem uma grande vantagem, ela pode ser usada profissionalmente ou como um hobby. Eu me iniciei na eletrônica como hobby, fazia pequenas montagens e a que me deu mais prazer foi a de um pequeno transmissor de FM, dai em diante o amor só aumentou.

Na minha opinião a eletrônica é um dos hobbys mais gratificantes, já que mesmo nas pequenas montagens o prazer de ver um circuito eletrônico funcionando é indescritível. Outro ponto bem interessante da eletrônica é o seu baixo custo para os iniciantes se comparado a outros hobbys.

Eletrônica – Iniciando no Hobby

Neste artigo vou tentar dar dicas e orientar quem pretende começar no hobby da eletrônica e não profissionalmente, já quem quer ganhar dinheiro e ser profissional da área de eletrônica a indicação é um curso, inicialmente um curso de técnico eletrônico e posterior uma engenharia eletrônica.

Então vamos, para iniciar no hobby da eletrônica iremos começar pelas ferramentas, que é a parte mais cara. Temos que ter algumas ferramentas, basicamente as ferramentas mais cara são as que se referem a solda eletrônica, como o ferro de solda e seus acessórios, mas isso é no início, pois com o passar do tempo e o aumento da experiencia as ferramentas de medição tomarão a frente neste item.

Ferramentas para eletrônica

Existem no mercado kits prontos de ferramentas para eletrônica, o preço varia muito, eu aconselho a você comprar as ferramentas separadas, já que esses kits de ferramentas na maioria das vezes tem baixa qualidade, como a maioria dos  kits vendidos no Mercado Livre.

Abaixo fiz uma lista das ferramentas para eletrônica básica:

Ferro de Solda para eletrônica de 30 Watts;
Rolo de Solda para eletrônica (ver texto abaixo);
Suporte para ferro de solda;
Sugador de Solda;
Multímetro Digital;
Chaves de fenda e Philips de vários tamanhos;
Alicate de Bico Longo;
Alicate de Corte;
Protoboard médio e jogo de jumpers Macho;

Esta lista acima é a básica e segundo minha pesquisa, com ferramentas de boa qualidade não sai mais de R$ 200,00. Este custo é bem baixo, sem contar que mesmo que você não queira mais praticar a eletrônica, essas ferramentas podem ser usadas no dia a dia em pequenas reparações domesticas.

Ferros de solda
Ferros de solda

Se quer saber mais sobre qual ferro de solda comprar e ter alguma dicas, leia o artigo: Ferro de Solda – Guia Rápido sobre Ferro de Solda. Também fiz um artigo com dicas de solda para eletrônica, acredito que esses dois artigos vão solucionar qualquer dúvida sobre esses assuntos.

Já o suporte para ferro de solda e o sugador de solda são importantes e de baixo custo, assim termina a  parte de ferramentas de soldagem em eletrônica. Uma dica é dessoldar componentes, quero dizer, tirar componentes de uma placa de circuito impresso, assim você vai praticar e desenvolver a técnica de solda eletrônica.

Multimetro Digital
Multímetro Digital simples

O próximo item é o multímetro digital, para quem pretende iniciar no hobby da eletrônica o multímetro deve ser simples e barato. Na maioria das vezes ele se danifica por mal uso nos primeiros meses, isso é normal, já que estamos aprendendo e no início de qualquer hobby os erros são inevitáveis.

O que mais vejo são pessoas iniciando no hobby com multímetros digitais sofisticados e caros, esse é um erro, pois para quem está começando um multimetro com centenas de funcionalidades, auto ranger, true RMS só vai atrapalhar. E quando queimar, sim, ele vai queimar, o prejuízo vai ser bem maior.

Então compre um multimetro como este da foto acima, ele tem as escalas básicas, é simples, barato e com certeza se você cometer algum erro e ele se queimar, você não ficara tão triste. Veja o artigo sobre Multímetro Digital – Guia Básico para Hobbystas, com certeza vai ser muito útil.

Veja também como é por dentro de um multimetro digital (esquema), eu trabalhei anos consertando multímetros digitais, principalmente de hobbystas e acho interessante saber como funciona eletronicamente essa ferramenta.

Protoboard
Protoboard

Um dia, eu e um amigo discutimos sobre a sexualidade da protoboard, afinal é “a protoboard” ou “o protoboard”? O resultado ficou suspenso, pois por ser uma palavra em inglês não encontramos na linguá portuguesa um resultado plausível, então vamos ao componente e deixamos sua sexualidade de lado.

Eu acredito que a protoboard é uma ferramenta básica para o iniciante pelo motivo dela facilitar as montagens, você não precisa usar solda, a montagem pode ser desfeita e alterada sem problemas e posteriormente soldadas definitivamente, veja aqui  dez técnicas de montagens eletrônicas definitivas.

E claro que no início você vai usar componentes reciclados, então quando usar componentes reciclados o ideal é limpar bem os terminais, pois caso eles estejam com rugosidades de solda podem danificar a protoboard.

Já o jogo de jumpers macho nada mais é que cabinhos com pinos para unir os pinos da protoboard. Veja o artigo Tutorial de Como Usar e Montar Circuitos na Protoboard e aprenda mais sobre essa ferramenta para eletrônica.

As demais ferramentas como chaves de fenda, chaves Philips e os alicates geralmente todo mundo tem em sua caixa de ferramentas e não é preciso nenhuma especial. No caso das chaves de fenda e chaves Philips é bom ter de diversos tamanhos para poder ser usadas em diversos tipos de parafusos.

Acredito ter ajudado, no site existem diversos circuitos eletrônicos para montagens onde você vai aprender eletrônica montando.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]