Home » Ferramentas » Fonte de Bancada Regulável Estabilizada

Fonte de Bancada Regulável Estabilizada

Este é um circuito muito útil e simples e que todos devem ter a mão, na bancada ou no laboratório de eletrônica. Ele é uma fonte ajustável de 1,5 até 13,5 Volts por 1 Ampere que usa o circuito integrado regulador LM317T.  Com essa faixa de tensão podemos usar essa fonte para alimentar praticamente todos os equipamentos que vão aparecer em nossas mãos. Essa realmente é uma fonte “parruda” de bancada já que lembramos que o LM317 tem proteção contra curtos circuito e contra sobreaquecimentos, tornando essa fonte inqueimável, ou seja, a prova de mancadas!

 

fonte de bancada com LM317

Através do ajuste do potenciômetro, a tensão de saída pode ser fixada em qualquer valor intermediário, desde um mínimo de 1,5V até um máximo de 13,5V, com uma ótima precisão e estabilidade. Por ter um regime de variação de resistência linear, o potenciômetro utilizado pode ser facilmente dotado de um dial ou escala graduada.  Essa escala é de simples confecção, juntamente com um knob do tipo “indicador”, dará precisas indicações da tensão real de saída, sem a necessidade prática de se anexar um módulo voltímetro ao circuito da fonte de bancada.

Fonte de Bancada Regulável Estabilizada

Placa de circuito impresso fonte ajustavel
Placa de circuito impresso da fonte ajustável de Bancada

Escala graduada da Fonte de bancada ajustável estabilizada

Uma fonte de bancada normalmente tem no seu painel  um voltímetro mas nem sempre precisamos dessa comodidade, que só faria o tamanho da fonte crescer e os custos aumentarem. Podemos, contudo simplesmente  colocar uma escala graduada  (figura abaixo) no potenciômetro de ajuste, essa escala vai ter tensões marcadas a intervalos regulares. Essa escala deve ser usada apenas para o usuário que tiver utilizado um potenciômetro convencional.

Fonte variavel de Bancada

 

Acima uma visão das ligações da placa, instalação do dissipador e a pinagens do LM317T. Quem quiser um sistema com uma melhor precisão, poderá facilmente calibrar a sua própria escala, com o auxilio de um bom voltímetro. Nesse caso, a escala em arco, inicialmente deverá ser mantida  em branco,  Girando-se progressivamente o knob, desde o seu “encosto” no extremo anti-horário, onde poderão ser demarcados a lápis os pontos principais de Tensão, com a resolução que se queira e depois marcado definitivamente.

 

escala da fonte ajustável
Escala da fonte ajustável

 

A limitação de Corrente é automáti­ca, a regulagem, estabilização e ripple são todos ótimos para uma fonte de bancada deste porte.  Realmente essa fonte é bem útil na bancada, caso você queira, poderá substituir o transformador e a ponte de diodos retificadores por uma fonte comum ou chaveada de 18 Volts, tipo as usadas em notebook .

Fonte: Revista Aprendendo e Praticando Eletrônica Nº51

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]