Home » Circuitos » Gerador de Alta Tensão

Gerador de Alta Tensão

Esse é um circuito eletrônico de um pequeno gerador de alta tensão, podendo ser montado em um pequeno espaço e alimentado por pilhas simples ou recarregáveis.

O circuito gera uma voltagem de baixa corrente, mas elevada tensão, de cerca de 200 a 400 Volts, inofensivo para os seres humanos, é claro, mas é capaz de dar um choque bastante desagradável.

Gerador de Alta Tensão

Gerador de Alta Tensão

Aqui está um projeto que poderia ser útil neste verão na praia, de impedir que alguém tocar suas coisas deixadas em sua toalha de praia, enquanto você foi nadar, você pode igualmente usá-lo no escritório ou oficina quando você voltar a trabalhar.

Ele opera com um oscilador de baixa frequência, o que torna possível converter a tensão da bateria CC para uma tensão de corrente alternada CA que pode ser intensificada através do transformador.

Utilizando um transformador com derivação (TOMADA) central como aqui torna possível a construção de um oscilador Hartley com o transistor T1

A tensão de saída pode ser usado diretamente, através do R2 e R3 resistores limitadores de corrente, o que não deve, em qualquer circunstâncias ser omitido ou modificado, pois eles são o que fazem o circuito ter segurança.

Você vai então receber cerca de 200 Volts pico-a-pico, que já é bastante desagradável ao toque. Mas você também pode usar um dobrador de tensão, mostrado na parte inferior direita da figura, que irá produzir cerca de 300 V, ainda mais desagradável ao toque.

Aqui também, é claro, as resistências,  R4 e R5, deve estar sempre presente. Ele pode ser usado em pequenas cercas elétricas, afugentadores de animais, etc..

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]